sábado, 5 de fevereiro de 2011

Uma palavra sobre religião e ética

Recentemente li uma entrevista onde um filósofo expõe sua ideia de que um mundo sem religião, seria um mundo melhor. Ele toma como exemplo os mulçumanos, que submetem as mulheres a situações humilhantes (para os nossos valores). Então fiquei me perguntando daonde ele tirou esses valores para dizer que os mulçumanos humilham suas mulheres? Dos Direitos Humanos, certo? E me responda agora leitor, daonde vêm os Direitos Humanos? Do cristianismo, é claro.
Claro que esse filósofo tem muitos anos de estudo e pesquisa além de mim, portanto quem sou eu pra desbancar sua teoria. Entretanto, não vou ficar calado enquanto tiver algo a falar, por mais que tenha menos autoridade e menos voz que o rapaz, não vou deixar minhas ideias obliquas quanto as dele. Digo, há milênios tem sido assim, religão, cultura e ética andam de mãos dadas. Então, porque alguém tem que chegar e estipular que não! Essa fórmula pode ser quebrada, tire religião e bote ciência. Depois que o motor estiver funcionando, cultura some também. Aí, meu amigo, bem vindo ao admirável mundo novo.

10 comentários:

  1. Aula do Pìtt owna meu amigo, só faltou a política ai. Mas sim, isso é um fato contrangedor pra porra. Esse é um dos motivos pra odiar religão. Pergunta: Se o Deus que te salva, queima os "indesejaveis" no inferno, tem alguma coisa errada não?

    Só isso que tenho a dizer.

    ResponderExcluir
  2. Exato, meu amigo.
    Afinal, o que não é "religião"?

    ResponderExcluir
  3. não englobe todas as religoes nesse contexto, o espiritismo nao afirma que os "pecadores" vao para o infernos, mais sim que eles reencarnao para que as experiencias vividas e acumuladas as deixe melhores e as expurgue os males da alma, e que invariavelmente todas as pessoas iriam se livar desses males, mesma idiologia aplicada no budismo, hinduismo, messianismo, xintoismo e certas crenças afro-decendentes, por isso quando falar de religioes num sentido mais amplo, leve em conta o todo e nao as partes, e concordo com o nariz,muito doque dizemos de etico ou "certo" foi predito pelo cristianismo, pelo judaismo, pelo islamismo, pelo budismo e outras religioes (desculpa escrever errado, eh que to com pressa, to no curso e to no celular, nao vo nem fazer o login mais ou eu o dede)

    ResponderExcluir
  4. Religião,política e ciencia são coisas que NUNCA vão andar de mãos dadas,na minha humilde e leiga opinião!Porém,uma pessoa sem qualquer tipo de crença,se torna um ser amargo...Eu acho que na vida das pessoas,tudo deve ser dosado,tu tens que saber o limite da tua fé e o limite do Bom senso.

    ResponderExcluir
  5. religião de forma conceitual, significa fé em conjunto. então acho que essas questões de ética religão e cultura, vem em código binário. sempre uma completando a outra nem que seja com seu 0. o que eu quero dizer, é que de certa forma concordo contigo amigo. Acho que religão é uma coisa necessária, e sempre vai existir. pois como somos limitados, continuaremos a ter fé em algo. e como nós só existimos em conjunto, ter fé em harmonia com outros é melhor. Agora, qual religião seguir... enquanto a ética cabe a você concordar, criar, criticar a mesma. além do bem e do mal, as coisas podem parecer mais puras.(e cultura sempre vai existir tbm).
    seu amigo quase punk.

    ResponderExcluir
  6. Essa reportagem saiu na Veja, salvo engano, há muito existe um movimento por parte dos homens de ciência, em relação a essa divisão, entre religião e ciência. O que não podemos esquecer, que a ciência foi impulsionada pela religião, o grande problema em relação a religião são os radicais religiosos, principalmente aos Criacionistas. Bom, porém, não podemos negar que a religião tem sido utilizado pelos homens contra sí mesmo, mas também tem educado, principalmente na ética, na valorização humanitária. Poderia divagar em relação a essa posição, porém discordo da posição do cientista, que o mundo seria melhor sem a religião.

    ResponderExcluir
  7. Assim como existem os radicais religiosos, existem os radicais científicos, que pra mim são dois lados da mesma moeda.
    Deve-se atentar também que assim como a religião (como o Catolicismo por exemplo, que já trocou de ideia varias vezes) a ciência é algo de épocas, de paradigmas. E esses paradigmas são reflexos da cultura de um povo da determinada época. Portanto, a ciência nunca será imparcial, nem a religião.

    ResponderExcluir
  8. Algumas correntes humanistas realmente caminharam e caminham juntas com o cristianismo, mas dizer que os Direitos Humanos de maneira geral assim o fazem? Acho que faltou um pouco mais de reflexão aí, amigo.
    Vou deixar de marcar o "não gostei" só porque curti muito à referência ao Admirável Mundo Novo =D

    ResponderExcluir