sábado, 19 de fevereiro de 2011

เกียรติ สู้ เกียรติศักดิ์

      É notório que no Brasil as artes marciais em geral (principalmente aquelas que não ganham medalhas em olímpiadas) são poucos valorizadas, ou discriminadas mesmo. O estereótipo que muitas pessoas tem sobre lutadores são de troglodita, burros e violentos. Então vem alguém e diz que não é bem assim, que muita coisa evoluiu, que já se abriram várias academias. Se entre as muitas modalidades da arte já existe discriminação, imagine entre os leigos.
      Nesse post eu me aterei a falar principalmente do muay thai, por ser o meu esporte e nesse momento o mais fácil de explicar. O muay thai ou boxe tailandês teve origem através da "chupart" na qual se utilizavam armamento para se defender durante a guerra, como: facas, adagas e escudos. Com o tempo o povo tailandês deixou de lado o armamento para diminuir o número de feridos da prática e ela se tornou o que é hoje. O muay thai é uma combinação de chutes, socos, joelhadas, cotovelas onde o objetivo é nocautear o adversário. As principais características dessa luta são agilidade, resistência e força.
      Se para um homem já é difícil subir em um ringue, a coisa fica tragicamente pior quando se trata da atuação feminina. Fora o fato de muitas famílias não aceitarem o esporte escolhido, ainda tem muitos atletas que desistem por pressão dos companheiros afetivos. Se o drama já foi todo montado, ainda tem uma complicação pior: não existe campeonato paraense de muay thai. Apesar de termos excelentes academias no estado, não há patrocínio, e quando há, na maioria das vezes, as lutas ocorrem na periferia da periferia onde não há públicos. Muitos dos nossos atletas tem de sair do estado (ás vezes, do país) para serem valorizados, virar professores de academias (que na sua maioria pagam muito mal) ou morrer de fome.
      As pessoas ignoram que toda arte tem sua essências, suas teorias e seus ensinamentos. Não são só um bando de loucos se espancando gratuitamente. Obviamente, não podemos generalizar que todos os lutadores  são bonzinhos, mas como diria Mag: "Briga de homem é no tatame."
      Por fim, vocês  devem está se perguntando, oque essa doida quis dizer com "เกียรติ สู้ เกียรติศักดิ์"? "honra, luta, glória", o lema da minha equipe: lutamos com honra para conseguir a glória justa. Oque não só lutadores devem ter, mas todas passoas que valem alguma coisa.

7 comentários:

  1. ei jamilly, você é foda e seu post também. *---*
    Poucas pessoas dão valor a arte que é, lutar e não brigar, e é sempre bom encontrar uma pessoa que não só pratica mas também adimira o esporte.

    Vinny

    ResponderExcluir
  2. "As pessoas ignoram que toda arte tem sua essências, suas teorias e seus ensinamentos. Não são só um bando de loucos se espancando gratuitamente" Perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Adorei Jamilly.
    (Bruna Rodrigues)

    ResponderExcluir
  4. Post legal, gostei mesmo.

    luan

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto muito de luta, mas não é por preconceito, eu apenas não curto mesmo, sei lá.

    Únicas lutas que eu dou valor mesmo é do Lyoto lá no UFC, porque o cara se diz paraense e eu sempre torço pra quem valoriza sua terra, e do Goku contra o Freeza, no Dragon Ball Z.

    0/

    ResponderExcluir
  6. Bom, não gosto muito de artes marciais... Mas não tenho preconceito nenhum contra esse tipo de luta, tenho vários amigos que fazem e adoram artes marciais. Mas achei o post muito interessante e legal.
    \0/

    Bárbara Barroso

    ResponderExcluir