domingo, 13 de fevereiro de 2011

Consideração a nós brasileiros

Alguns anos se passaram desde a minha “demissão”, mas cá estou eu de volta. Bom, pelo menos estarei se esse texto for aprovado pelo Velikeiro Pai. Mas chega de conversa fiada, vamos para o que a mim importa.

Creio que muita gente já esteja saturada de tanto assistir a revolta dos egípcios contra o governo. Quer dizer, no mínimo eu realmente estava. Mas aí veio a grande e esperada notícia: após vários dias de protestos, eis que o ditador renuncia. Que lindo, que maravilha, que beleza.

Os economistas especulam o que há de acontecer com a economia, os geógrafos, diplomatas e tantos outros se preocupam com a relação do novo Egito com o mundo, mas não é nada disso que me motivou a criar este post.

O que me fez ligar o computador depois de muito tempo sem o fazer foi ver aquele povo soltando o grito de triunfo. Grito de quem ganhou a guerra que lutou. “Que é isso?! O cara vê a galera gritando e corre pro computador pra escrever?” alguns devem ter pensado. E respondo. Sim, exatamente por isso escrevo isto.

Para explicar o verdadeiro ponto, primeiro faço um resumo minúsculo sobre algo de imensa magnitude: o que acontece lá é que um tal Hosni Mubarak comandava uma ditadura que, até esta semana, durava por 30 anos. E o povo nada contente aproveitou que outros governos próximos estavam em crise ou sob reforma e correu pras ruas pra protestar e, se preciso, pra bater, quebrar e queimar pra tirar o tal ditador.

E aí, meus caros, é que está a beleza da coisa. O povo pensou “Cara, essa sacanagem já deu pra mim! Vou pra rua, vou gritar, vou quebrar até tirar esse representante do Capeta do trono!”. E foi exatamente o que aconteceu. Em todos os noticiários nós vemos o resultado. Se você não viu, aqui vai: a casa caiu pro Hosni Mubarak.

Finalmente cheguei aonde queria chegar. Venho aqui falar da revolta da população egípcia. A maioria esmagadora não mais suportava a ditadura vivida pelo país, então o que fazer? Protesta pra ver resultados! Mas agora indago à cada um de vocês, queridos leitores. É isto que vemos, vivemos e exercemos no Brasil?

...

Pois é. Apesar de achar desnecessário, digo que a resposta é “não”. Todos, repito, todos nós sabemos a vergonhosa situação presente neste país em todos os setores! Seja na saúde, seja no sistema educacional, seja na política. E o que fazemos? Reclamamos, sentamos, e esperamos que do céu caia a solução para a situação caótica que o povo brasileiro vive. É, o Brasil está assim por nada mais que nossa culpa. Nossa! Tanto sua quanto do hipócrita interlocutor que vos escreve.

O brasileiro é confortável. Enxerga o problema, questiona o problema, e baixa a cabeça diante o mesmo. Se o povo protestasse, garanto, muita coisa melhoraria. A politicagem brasileira é cheia de figurinha repetida, o caos permeia, a Amazônia vira fumaça. Por quê? Porque confortamos nossos fétidos traseiros nas deliciosas poltronas da ignorância.

Pense nisso.

17 comentários:

  1. hahahaha
    Um tanto cômico até.

    "E o que fazemos? Reclamamos, sentamos,[escrevemos no blog dos outros] e esperamos [...]"

    ResponderExcluir
  2. Em tese, tudo lindo e maravilhoso. Concordo com cada vírgula do post. Mas o problema não está na política brasileira, e sim na maneira de pensar do povo brasileiro, o que, por si só, reflete na nossa política - percebeu o enorme círculo vicioso no qual estamos inseridos?

    O que importa é que o brasileiro, com o perdão da expressão, tá cagando e andando pra tudo isso. A fulana do BBB é lésbica, o cicrano da Seleção joga nada, o beltrano filho do meu vizinho é gay... O brasileiro tem políticos que dão toda a atenção ao que eles querem - e o que eles querem é exatamente isso. Enquanto não for formada uma sociedade pensante, continuaremos inseridos no mesmo marasmo sócio-político, movidos apenas por inércia pela mídia e com os cabrestos bem presos aos olhos.

    Ainda assim, legal o post. Uma andorinha, sozinha, não faz verão, mas pode ajudar a acordar as outras andorinhas para a aurora de um novo dia que pode, se quisermos, ser ensolarado.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente preciso elogiar a excelente referência que o post do mano faz: Paulo Bonfá, RockGol, MTV. "Que lindo, que maravilha, que beleza."

    E sobre o post, apesar de tantos percalços que acontecem na sociedade brasileira, eu acredito que para que uma revolução aconteça, ela precisa de motivos concretos. Muita coisa ruim acontece no Brasil, mas muita coisa boa acontece também.

    Se formos refletir, criticarmos a sociedade em um blog, porque temos o direito de fazer isso. Os egípcios não podiam. Na década de 70 o movimento estudantil era fortíssimo no Brasil, O próprio Lucas sabe das história que o papai conta, dessa época. Hoje, o movimento estudantil (nós, no caso) não 'precisamos' fazer esse tipo de coisa porque muita coisa mudou e pra melhor nos últimos anos. Nós mesmos que frequentamos esse blog não temos a necessidade real de uma revolução educacional no país aconteça.

    Repito, revoluções precisão de motivoc concretos, que unão um povo, uma nação, todos em busca de um único objetivo. E isso não acontece aqui, simplesmente. Muita gente está muito feliz, obrigado com a vida que tá levando.

    Vejam, no Brasil não tem guerra, seja com outros países ou seja internamente, vivemos numa 'democracia', não temos tantos desastres naturais, não somos um país miserável... Ou seja, não temos motivos reais.

    O que também não quer dizer que ninguém questiona nada aqui, essa semana mesmo milhares de pessoas foram à Brasília exigir que a Dilma não aceite a construção de Bel Monte, aqui no nosso estado. Obtiveram 500 mil assinaturas (eu até assinei tbm) contra a construção. Ou seja, quando há um objetivo em comum, há revolução, ou pelo menos tentativa dela.

    Por fim, acho que vocês entenderam o que eu quis dizer. Vejamos o vídeo sobre Belo Monte parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=4k0X1bHjf3E&feature=related e parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=JcCpFBro-Lc&feature=related

    Obs: Esses vídeos foram passados nos EUA, antes de todas as exibições de AVATAR, ano passado.

    ResponderExcluir
  4. Égua, não acredito que meu comentário não foi! Puta que pariu! Escrevi uns 8 parágrafos! ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Cara, todo o teu comentário foi feito sob uma perspectiva totalmente individualista.
    Sim, tudo bem "nós" não precisamos de uma reforma educacional, o que não implica em dizer que o resto tem que ser analfabeto. Não é porque eu estudo em uma boa escola que não devo me preocupar que a população brasileira não tenha o mínimo de senso crítico, a ponto de achar, como foi muito bem colocado pelo André, BBB mais interessante que uma boa discussão sobre política.
    E mais: não é porque a internet pode ser usada pra eu me expressar da forma que quiser, que tenho que cruzar os braços e apenas testemunhar a deteriorização da humanidade.
    Ah, e muito obrigado pelos comentários ^^

    ResponderExcluir
  6. Nossa . o cara tá insinuando uma revolução, calma ai.
    Nos brasileiros já lutamos bastante ( claro , não estava vivo ainda) contra regimes opressivos e direitos , e conseguimo!!!! (viva lá revolucione)
    Então toma mais cuidado antes de falar que brasileiro é tudo hipócrita.
    Parece até um americano preconceituoso falando mau dos outros paíse , chamando seu povo de preguiçoso.

    ResponderExcluir
  7. queria também criticar essas propagandas do blog,para vocês que criticam o sistema capitalista , vocês estão sendo bastante(capitalistas).

    ResponderExcluir
  8. A situação que nós brasileiros nos permitimos é vergonhosa. A insegurança bate em nossas portas, entenda "insegurança" em todos os seus aspectos: saúde, educação, política e, finalmente, segurança. A incerteza paira sobre nossas cabeças e nada fazemos.
    Será que seria a hora de imitarmos os nossos antecessores, aqueles mesmos dos anos 70? Aqueles mesmos que gritavam incessantemente pelas ruas... Seria mais um marco histórico ao nosso país, que, por sinal, não tem muitos fatos históricos formidáveis.
    Que sejamos menos hipócritas e mais defensores de nossas opiniões, eu me incluo nesta lista infame.
    Ótimo texto cara, me fez rever muitos conceitos que estavam esquecidos no baú patriota da minha mente.
    Aaah, a última frase foi sensacional: Porque confortamos nossos fétidos traseiros nas deliciosas poltronas da ignorância.
    Louco manolo *--*

    ResponderExcluir
  9. Venho aqui fazer a réplica ao comentário do Mendonça.
    Amigo, pra começar, concordo plenamente com a parada das propagandas, também acho isso ridículo, mas não sou eu que dito as regras por aqui.
    Quanto à crítica, vamos lá.
    No comentário, tu dizes que nós brasileiros já lutamos muito sim... pois é, me dê exemplos que não sejam casos isolados. Por favor, me mostre apenas um único exemplo de uma revolta aos moldes que estudamos das que ocorreram na ditadura militar.
    E cara, não dizer que somos hipócritas... mas como? É exatamente isso. E mais, diria que é muita hipocrisia não se dizer hipócrita. E aqui não é um americano preconceituoso que fala, mas sim um brasileiro que visualiza todos os dias as consequências de um governo deficiente que reflete nada mais que os ideais de seu povo.

    ResponderExcluir
  10. Puta que pariu! Tinha que ser o Lucas ;D. Seguinte, não sou nenhum intelectual que entende - a fundo pelo menos - o que se trata no texto. Mesmo assim, cá estou dando minha humilde opinião. Bem, concordo com o que Lucas disse, realmente o povo brasileiro é uma maquina controlada, e vocês sabem disso. Buscam revoluções? Talvez, mas com certeza pra interesse próprio. Desse modo, o povo brasileiro não é só hipócrita, mas sim egoísta e mediocre. Apenas espera as 'bençãos' cairem dos céus e se não beneficiá-los, eles vão reclamar. Agora, se faz bem, tanto faz como tanto fez, ferrem-se os outros porque eu tenho o meu. Isso é um fato.
    Outra, não é necessariamente ter opiniões, ideais, ou motivos concretos. Não. Creio que se você tem direitos como cidadão, você tem te abusar deles, e se for necessário fazer a porra de uma revolução... FAÇA! Assim, o Brasil acorda e vira um país de verdade.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, tem uma galera pra reclamar de alguma atitude minha, mas enfim, vamos lá.
    Acho que toda essa aura que existe sobre os movimentos dos anos 60 e 70 no Brasil é bem exagerativa. É só você observar, num movimento nas ruas. Dali você tira poucas pessoas que realmente tem propostas viáveis e realmente sabem do assunto (que é a causa do movimento). A grande maioria é ignorante e tá ali quase que praticamente pra "fazer onda". Mas é assim mesmo que funciona, e sempre funcionou. Fazer o quê?
    Amo vocês!

    ResponderExcluir
  12. Beleza,o Brasil ta cheio de cagada,muitos problemas,mas agora eu te pergunto...Por que a população Brasileira,na maioria das vezes muito ignorante ia abrir mão do seu bolsa família por um político bom? Saúde,educação,segurança? Ah,só pros gringos mesmo que vem no carnaval,a população que se sustente com o bolsa calhordagem,foda-se,não é meu parente! E a Amazônia? Ah,da pra impressionar bastantes os Estadunidenses com ela né? E a mineração? Não importa se o sul do Pará ta virando um égua dum buraco ,ta dando grana mesmo! E mais,lá só vive índio,índio não apita nada! Qualquer coisa tem Manaus pra gente impressionar a gringarada,ainda tem as putas pra alimentar o nosso glorioso turismo sexual! Só meu ponto de vista! Quem discordar é remista! UHASSUHDUHAS! Sacangem!

    ResponderExcluir
  13. Se eu tivesse uma arma, não estaria mais no plano físico depois do último comentário...

    ResponderExcluir
  14. e se eu tivesse um dicionário eu ia procurar o significado da palavra 'IRONIA'.

    ResponderExcluir
  15. Recomentando,Recomentando,O que o povo brasileiro tem a reividicar?Se a população Pobre tem as bolsas de incentivo a vagabundagem?Se a população rica tem a liberdade pra fazer suas putadas? Se playboy tem o direito de bater em mendigo e dizer que pq é filho de n sei quem n pega nada? E a ultima gota de esperança que seria a parte esclarecidade da população,quando n é acomodada,tem interesses políticos! E o que resta meu amigo,não pra protestar nem em abaixo assinado de escola! O que importa saude e educação? Disso ta todo mundo bem servido né?Deixa essa grana pors nossos excelentíssimos parlamentares! Eles merecem!

    ResponderExcluir