quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Descanse em paz.(se puder)

Então... Vamos a começar pelo começo, uma breve introdução sem mais delongas. Primeiro, eu gostaria de agradecer o convite do Mateus (o qual tomarei a liberdade de chamar apenas de Chefe a partir de agora) pra alguns contos, crônicas, monólogos, resenhas, toda e qualquer coisa. Quanto a mim, bom, não há muito que falar então vamos ao que interessa.
Pensei em centenas de tópico de aparente relevância (tudo pra convencer o Chefe). Desisti. Mas tem uma coisa que anda me encafifando há um bom tempo. Certo dia, andando pela Bráz de Aguiar foi me batendo algumas dúvidas do tipo que se tenta explicar mas acaba caindo numa próxima pergunta, desse modo gostaria muito que vocês me ajudassem nesse empreitada. Afinal de contas, por que existem tão poucas lojas especializadas em produtos pra terceira idade? Por que quando elas existem são produtos cafônas ou medicamentos? Quer dizer que velho só serve para morrer?
Partindo desse pressuposto achei que teria que encontrar um motivo razoável para explicar cada uma dessas perguntas, não consegui. Tempos atrás éramos educados para cuidar dos nossos antecessores para que eles tivessem uma final de vida tranquila e descente, hoje somos educados a matá-los (mesmo que não fisicamente, ao menos moralmente) e por fim ficar com o resto dos seus pertences justificando que um dia aquilo seria nosso de qualquer maneira. Que sociedade brilhante nós criamos não?
Não sei vocês, mas eu não pretendo virar uma amontoado de ossos e pele, jogado num cubículo, esperando o próximo remédio. Quero ter experiência de vida, quero tomar conta do meu próprio nariz, quero rir da cara bobos que pensam que apenas uma boa ideia resolve todos os problemas da humanidade, não quero ser apenas uma criança grande. Não posso falar por esse senhores e senhoras sem identidade, não vivo esse desrespeito pois ainda não tenho idade pra isso.
Sei que a minha hora vai chegar, sei que essas palavras nem mas ecoarão na minha memória. Mas se esse falatório todo servir para você, que está lendo, dar pelo menos um beijo na testa de sua avó(o) esta semana e ouvir as milhares de coisa que esse ser tem a falar, já me sentiria bem melhor.

7 comentários:

  1. Gostei muito do post, com o toque de angústia característico do Veliko (hahaha).
    Apesar de que, uma revisão básica não faz mal a ninguém, mas tudo bem, no meus posts passam um monte de erros também.
    Sobre o assunto, acho que muitos da sociedade de terceira idade adoram esse plano que o mundo faz pra eles. Não que eles queiram morrer, mas é que eles se sentem confortáveis sabendo que não precisam fazer mais nada, só ficar vendo Polishop de madrugada e grelhar frango no novíssimo George Foreman pago em 12x sem juros.
    Eles (nossos queridos velhacos) até que poderiam fazer mais, mas já que certos conceitos já estão estipulados, porque transgredi-los? Aliás, transgredir conceitos é um outro conceito estipulado como proibido para essa terceira idade (e talvez para todas as idades haha).
    Não sei, é algo a pensar. Abraços a galera Velikeira

    ResponderExcluir
  2. Eu moro com a minha avó, e a admiro muito. Todas as histórias que ela já passou, dificuldades, consequentes superações, enfim... Tudo.
    Não acho digno toda essa acomodação da sociedade. À espera da morte. Que coisa mais fatídica. Além de absurda.
    Todas as vivências não merecem ser deixadas numa mera poltrona da sala. Aliás, quando há esta poltrona.
    Mais respeito com os nossos idosos. Pois não há ninguém nesta terra que mereça mais.
    Jamilly, ótima estreia no blog!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Curto e direito como sempre: Triste realidade da sociedade.

    Bonito post.

    ResponderExcluir
  4. Huuuum,que belo post! Mateus,tua época ta passando,o veliko precisa de novos neurônios! HAHAHAHAHAH ! Sacanagem. :D

    ResponderExcluir
  5. Talvez, todos estejam enganados, pois a neurociência, a geriatria e tudo mais, hoje trabalham ferozmente pra adiar o envelhecimento, pra que todos possam usufruir com dignidade o envelhecimento. É notório que exista essa visão mórbida da velhice, porém a mentalidade dos novos velhos, também evoluem, querem ter uma vida sexual mais ativa (viagra), procura-se cada vez mais qualidade de vida, atraves de exercícios apropriados e educação alimentar. Tudo se predispõem, a termos uma geração de velhos saudáveis e ativos, não mais essa retórica, eu estou valho vou me acomodar. Discordo da preocupação dos velhos sem força de ação, sem estimulos para viver, hoje a evolução da ciência da neuciência traz novas pespectiva de vida a todos, mais concordo que nossa visão em relação aos velhos ainda seja de desvalia, não lembrando que esses senhores tem como seu aliado a sabedoria da vida, nessa questão viva a cultura chinesa, onde o velho é o ser mais respeitável da sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Gostei dos dois últimos posts, interessante essa nova abordagem do Veliko. Sucesso! \o/

    ResponderExcluir
  7. Sim Angelo, isso é verdade. Mas não podemos afirmar que esse avanço da ciencia (e social, talvez) seja aberto para todos os individuos da terceira idade. Acredito que apenas uma minoria da classe média e a classe alta tem disposição e acesso a essas novas tecnologias.
    Abraço

    ResponderExcluir