quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Samba do Crioulo Doido

Acho que um grande problema que as pessoas sempre se encontram é achar que as coisas são simples demais. Hoje mesmo vi um vídeo do tal do Felipe Neto, falando sobre impostos sobre importação no Brasil. Vou tentar ser o mais sensato possível, não sei se conseguirei, mas só pra constar eu não gosto desse cara, não gosto dos vídeos dele e acho tudo uma bobagem. E já vou explicar o porquê.
Sabe aquela conversa que você ouve na parada de ônibus, na padaria da esquina ou mesmo na lavandaria da sua casa? Aquele tipo de diálogo onde não há uma opinião formada, apenas um tipo de senso comum misturado a um raciocínio raso? O melhor exemplo disso é quando falam do Governo. Parece que ali em cima, no Planalto, trabalham um monte de vampiros sedentos por sangue da população. Muita gente abre a boca pra falar que o Governo só quer saber de dinheiro, só querem nos roubar, e que todos nossos impostos são convertidos em dinheiro na conta bancária deles.
Não vou dizer que não, porque nunca entrei no Senado pra ver qual é o papo. O ponto que eu quero ressaltar aqui é: por que é tão difícil olhar as coisas através de todo um espectro social e político? Você acha mesmo que o Brasil funciona dessa forma, simplista, de que os políticos só querem roubar e que quem se dá mal somos nós? Eu não acho, pelo menos! 
E o pior é que apesar de as pessoas reclamarem do Estado ser cruel, quando um grupo de pessoas faz uma greve ou uma passeata, é a maior indignação da parte de quem não participa. Hoje mesmo, quando meu professor de Filosofia anunciou que o corpo de professores vinculados ao Estado da escola entraria em greve, tive que ouvir comentários estúpidos, reinvindicando nosso direito de ter aula. E não só na sala de aula, no trânsito por exemplo, quando bloqueiam alguma rua principal e causam o terror no tráfego, o que não falta é gente reclamando de dentro dos seus carrinhos brilhantes com ar-condicionado. 
Se há toda essa reclamação, por que quando alguém levanta a bunda da cadeira pra falar algo, as pessoas que reclamam são as mesmas pessoas que desaprovam uma grevezinha, ou passeata? Acho que todo esse samba do crioulo doido é até meio que cultural. Já está enraizado no brasileiro (não que eu esteja falando mal do brasileiro, é que eu observo isso no Brasil, não sei se ocorre em outros lugares) rejeitar sua própria pátria, da sua realidade e não conseguir fazer nada mais do que se prender no senso comum em uma conversa de esquina qualquer. 
A minha dica é, parar de encher o peito pra falar coisas que você não sabe. E isso vale pra mim também, que vivo fazendo o mesmo (apesar de estar mudando de postura com o tempo). A verdade é que existem pessoas que estudam, pessoas que dão sangue, suor e lágrimas para entender o mundo como ele é, e não é com um papinho de quinze minutos que você vai destruir o argumento de todos esses estudiosos. Se você o fizer, gostaria de conhecê-lo pra trocar uma ideia depois. 
Abraço

10 comentários:

  1. Ótima visão Pratagy, começas muito bem.
    Adoro esse cara.

    ResponderExcluir
  2. Caceeeete Nariz! Fazia tempo que eu não via um post tão bom teu! Muito bom mesmo, excelente! Vou até mandar o link pro Felipe Neto, via Twitter.

    heuahuehuaheuhauheua

    Parabéns, gostei de ver.

    ResponderExcluir
  3. mando ver leo *-------* odeio felipe neto u.u

    ResponderExcluir
  4. O texto ia relativamente bem até tu dizer que a opinião dos estudiosos vale mais que a dos outros. Certo, eles possuem uma base muito maior pra discutir certas coisas, mas não é por isso que, por mais estúpida que seja, uma pessoa qualquer tenha que se invalidar de expressar sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Vou começar a pedir créditos, viu? hauhaau nossas conversas estão servindo de inspiração pra cá!

    Você falou do caso das pessoas que só reclamam, reclamam e reclamam, tão pior quanto isso são as que agem indiferentemente, aí fica naquela mesma mesmice... com isso, eu fico pensando... como é que as coisas irão pra frente?

    ResponderExcluir
  6. Pô Lucas, não vais invalidar tua opinião, mas completá-la — nem que seja para assim desenvolver sua crítica a respeito.

    É claro que a opinião de um cara que estudou certo tema a vida toda vale mais que a de um moleque, por exemplo, que passa o dia todo em um jogo qualquer, lê artigos de noção comum ou que até diz abertamente não gostar de ler, e que um mero "ou não" ao fim de uma sentença simplória (que já a invalidaria) é uma demonstração de conhecimento, tido por ele como um grande argumento, praticamente um axioma.

    Em quem você confia mais: um físico pós-doutorado, ou um moleque que tira tudo que sabe sobre a disciplina de um site popular que talvez seja mantido por alguém como ele?

    ResponderExcluir
  7. "Aquele tipo de diálogo onde não há uma opinião formada, apenas um tipo de senso comum misturado a um raciocínio raso?"

    Eu não entendi,o sr quer dizer que o cara antes de fazer o vídeo não procurou se instruir?De onde ele tirou aqueles dados?

    Outra coisa,se você tiver uma solução melhor para o nosso país e quiser se comprometer como ele fez por que você não compartilha aqui com agente?

    É certo que muitas pessoas vêm o vídeo e repetem tudo o que eles diz sem ao menos pensar à respeito,porém, acho uma grande hopcrewsia a pessoa fazer um blog, criticar Deus e a sociedade e depois criticar outro crítico.
    Um grande beijo na boca!De seu querido amigo jp!

    ResponderExcluir
  8. Ele quer dizer que o cara não aplicou profundidade, ou seja, investigação das causas que levam ao problema exposto e sua relações; que ficou apenas no nível da aparência, do raso.

    Meu amigo, se a situação atual do nosso país te conforta, não venha falar de hipocrisia aqui. E me diga, qual o compromisso dele? Para com quem? Jovenzinhos seguindo a modinha que ele inaugurou?

    E saiba, hipocrisia maior é não questionar por motivos tais como "classe". "Fidelidade à classe". Assim tu vês o erro e não o expõe por alguma espécie de bondade, por ser aparentemente o certo a ser feito. Isso vai prejudicar muito mais gente através da perpetuação do senso-comum.

    ResponderExcluir
  9. concordo que o Felipe Neto não aprofundou seu pensamento, ele falou como se fosse facil tirar todos os impostos de uma hora para outra,porém não é tão simples assim, talvez, se houvesse menos corrupção poderiamos reduzi-lo e pagar o que é justo, até pq imposto é importante para o investimento em educação, hospitais, ruas...porém o que o brasileiro não ver é esse investimento.
    falando em corrupção, ninguem pode dizer que existe um governo no Brasil que não tenha um corrupto, pq o sistema proporciona uma facilidade maior, como por exemplo: um governador, prefeito, sei lá, quer fazer uma obra, porem tem que passar por varias mãos até ser aprovado, assim cada um quer meter a mão no dinheiro publico, então acabam cobrando horrores para libera-lo, agora imagina em quantas mãos tem que passar o projeto até a sua liberação... e depois querem o que Brasil avance...
    se nós não nos movermos, o governo vai passar a mão na nossa bunda e ainda vai cuspir na nossa cara...(desculpa o exemplo, mas é assim que tudo funciona)IDEIA: acho que esse blog poderia começar uma campanha de mobilização,pois, aposto que todos jovens tem vontade de gritar, mas ainda não sabem o que ...

    ResponderExcluir
  10. Creio que... 80%, mais ou menos, dos nossos jovens têm vontade de gritar pois a moda que vigora nos nossos dias é a do politicamente correto, inaugurada em paralelo com programas de humor como o CQC. (O próprio Felipe Neto, por exemplo?)

    Ainda é a lógica da máxima que li recentemente: "Apareço, logo existo."

    O que eles dizem é:
    "Veja! Sou (pseudo—isso não dizem) politizado, logo sou legal!"

    Mas como toda boa cabeça de gado, podem ser bem explorados.

    ResponderExcluir