domingo, 17 de abril de 2011

O malefício de um benefício.

“Meu sonho é que algum dia desses a internet parasse de funcionar em todos os lugares, assim as pessoas seriam obrigadas a sair de suas casas e dar uma volta pelas ruas" Nas minhas costumeiras visitas aos twitter's alheios, me deparei com essa declaração que me fez pensar: Há alguns anos não era difícil imaginar a vida sem a internet, até porque era assim que ela acontecia.

A internet era usada, naquela época, com fins militares, e não com fins sociais, como acontece hoje. Ninguém tinha um computador com internet em casa, e não se sabia ao certo a importância e a influência que ela teria na nossa sociedade.

O fato é que hoje em dia ela é algo imprescindível nas nossas vidas. Imaginem vocês, caros leitores, chegarem em casa depois do colégio com trabalhos e pesquisas para fazer. Não, vocês não vão à uma biblioteca. Chegam em casa e recorrem á nossa querida internet. Ou então vocês querem conhecer alguém que lhes chamou atenção no colégio. Vocês muito provavelmente não irão cumprimentar essa pessoa. Vocês irão adicioná-la nas suas milhões de redes sociais e tentarão manter algum contato, inerente à percepções humanas. Ou ainda, querem felicitar suas mães pelo seu aniversário, e ao invés de saírem dos seus quartos e darem um mísero abraço nelas, mandarão um e-mail com gifs animados de balões subindo à lugar algum e um "feliz aniversário" em letras coloridas e garrafais. Isso se vocês, por sorte, lembrarem do aniversário delas. E é aí que quero chegar.

Apesar de seus inúmeros benefícios, a internet afasta as pessoas cada vez mais. Pode ser que ela aproxime interesses entre cidadãos de todo o mundo, mas de certa forma elimina o contato físico, a troca de energia entre pessoas, se é que me entendem. Olhos nos olhos, abraços apertados, o escutar do timbre da voz de alguém estão sendo extintos.


E por mais que vocês já estejam tão embriagados por esse mundo paralelo o qual o próprio homem criou que não percebam a importância das ações puramente humanas, saibam que senti-las é extremamente necessário para o desenvolvimento pessoal de cada um. Não é só o conhecimento que forma as pessoas, coleguinhas.

Portanto, saiam um pouco desse casulo. Acho que não custa nada sair vez em quando do quarto e dessas palavras frias aqui e ir sentir um pouco do calor do mundo. Conversar com seus pais, irmãos, avós, amigos. Viver experiências. E se forem fazer amigos pela internet, o que é muito bom se há proximidade de interesse, ao menos tenham o bom senso de conhecê-los frente á frente, porque provavelmente vocês terão muito mais o que trocar do quê essas palavras todas escritas numa janela de MSN. Ah, e essa lição vale para mim também.

2 comentários:

  1. É um desafio para todos nós, mas penso que mudaria muito a vida de cada um. O importante é pelo menos enxergar o que está acontecendo.Já é um grande passo.

    ResponderExcluir
  2. Hoje mesmo eu tava pensando que eu to afim de chegar numa garota lá da Uepa mas eu não tenho (ainda) o Orkut ou Msn dela...


    Mas pra mim isso é só um início de relacionamento, como tu disse, manter contato e tals. Mas depois do contato mantido, é partir pra parte prática mesmo. E eu não mando cartão de aniversário pra mamãe ^^

    ResponderExcluir