quinta-feira, 7 de abril de 2011

WALL•E

WALL•E é a história de um robôzinho gente boa que fica compactando lixo o dia inteiro, formando verdadeiros arranha-céus de lixo pela cidade. No mundo não há mais vida animal nem vegetal (exceto uma barata camaradinha) e pelo que entendi, WALL•E é um tipo de robô que jogava o lixo fora enquanto a Terra ainda era habitada, visto que a acumulação de lixo era enorme e as pessoas não davam conta dele. Até que o WALL•E encontra uma robô chuchuzinho (EVA) e fica apaixonado por ela, e por aí vai.
Não sei se vocês sabem, mas sou um grande fã de Toy Story e sempre simpatizei com as animações da Pixar, sendo bem-feitas e tudo. Acho que apesar de serem destinadas ao público infantil, têm uma sensibilidade fora do comum quando se trata desse gênero (que geralmente é frio e imbecil). Por isso já fiquei apreensivo quanto a WALL•E - apesar de não saber bem do que se tratava - e queria ver/resenhar faz tempo o bendito filme. Após a terceira tentativa (ver filmes pra mim é sinônimo de dormir), a Pixar subiu mais ainda no meu conceito (hehe).
Primeiro que, se tirarmos a parte romântica/cômica da história, temos um romance à lá Orwell, Huxley, ou algo do tipo. Uma sociedade que vive no espaço, controlada pelo consumo e que esqueceu várias de suas características humanas? Sua irmãzinha de dez anos vai passar batido. Enquanto o romance de WALL•E e EVA desenrola, o filme escancara uma crítica social elaboradíssima: são exemplos desde a mídia agressiva até o sedentarismo, passando por um monopólio (Buy'n'Large) e muito mais.
Mas claro que todo esse teor político não exclui o fato de que ainda é um filme da Disney, e isso fica óbvio no final: compare o desfecho de "1984", sombrio e frustrante; com o desfecho de WALL•E, bem mais alegre e até absurdo. Mesmo assim, é uma das melhores animações que já vi, e com certeza será uma das suas. Vale a pena mencionar também as relações com "2001: Uma Odisseia no Espaço", principalmente na hora em que toca a música tema do filme. Aliás, se ver filme pra mim é sinônimo de dormir, ver "2001" então... Mas quem sabe numa próxima tentativa eu consiga ver. Rola até uma resenha hehe

3 comentários:

  1. ¬¬
    Menciona 2001 e nunca aguentou ver o filme...
    Mas é, eu, que não dormi, posso afirmar que tem estreitas relações tanto quanto à trilha sonora tocada no momento certo, quanto à crítica feita ao crescimento tecnológico desenfreado.
    Wall-E é muito sensacional, e não sinto vergonha em dizer que quase chorei vendo o Wall-E todo ferrado falando "Eeeeevaaaaa" =D
    Apesar de serem robôs, é um dos romances mais sinceros que já vi no cinema.
    Bom, não perca tempo, veja.

    ResponderExcluir
  2. *-*
    Nossa esse filme é muito legal. Assisti ele com minha irmã mais nova, eu adoro assistir essas animações... E um filme muito engraçado pelo falo dele ter um único amigo aquela baratinha, romântico a partir do momento que ele encontra a Eva e realista, pois mostra como pode ser a realidade da Terra futuramente se não cuidarmos dela. Eu fiquei emocionada varias vezes no decorrer do filme, não tenho receio de dizer que sou muito chorona e chorei ao ver esse filme. Quem ainda não viu corra, não perca tempo é assista esse belíssimo filme.

    ResponderExcluir
  3. Perfeita tua comparação com Orwell.

    ResponderExcluir