terça-feira, 22 de março de 2011

The Who "Who's Next"

The Who, banda símbolo dos anos sessenta e preferidinha dos hippies e pseudohippies ao lado de Jimi Hendrix, Beatles, Grateful Dead, etc. Infelizmente, (pelo menos hoje em dia) os Who são desprezados se comparados as outras bandas de sua época, como se fosse uma banda de segunda linha, e não no mesmo hall de fama que Stones, Beatles ou Led, por exemplo. Acho que esse desprezo não pode ser mais equivovado! E o The Who mostra isso com excelência na sua obra-prima "Who's Next".

Obra-prima porque, se pudéssemos definir o conceito de uma "magnum opus" diríamos que seja uma compilação de hits de sucesso. E das nove músicas do disco, uma ou outra é mais fraquinha, o resto é puro rock'n'roll que vai grudar na sua cabeça por um tempo. O melhor de tudo é que a banda não se contenta em fazer um ótimo hard rock, e faz uma mistura com o som progressivo, colocando elementos na medida, como gaita, sintetizadores, etc. Diria que o som do The Who é o rock mais abrangente já feito por aí.

Não é pra menos, afinal, a banda é formada por quatro músicos de grosso calibre (hehe). Keith Moon era um bateirista muito louco, referência a metade dos bateiristas de hoje. John Entwistle é tido como um dos melhores baixistas da história, influenciando toda a vertente do rock no quesito dos graves. Pete Townshend, nem precisa dizer: foi o cara que inventou aquele negócio de misturar boliche com guitarra. E Roger Daltrey, por fim, com sua voz potente e cachos dourados, formam um dos melhores quartetos do rock, tanto em técnica quanto em originalidade.

Um ótimo álbum para começar a ouvir "esse tal de Roque Enrow", Who's Next é uma viagem só, abrindo com o tecladinho doido de "Baba O'Riley". Dentre outras, tem a linda "Behind Blue Eyes", que todo mundo conhece, e "Won't Get Fooled Again", aquela da abertura do CSI (haha). Não sei como alguém ouve esse álbum e vem falar que The Who não está entre os grandes do rock inglês. Faça-me o favor! Falou em The Who, falou em rock de primeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário