terça-feira, 15 de março de 2011

The Strokes

São poucas as bandas atuais que fazem um som condizente com o que já foi feito nesse planeta, e fogem do clichê atual de batida fuleira e sintetizadores (ou quase) e letras que falam sobre jogar as mãos no ar. Mais raro ainda são bandas que ditam clichês, criando toda uma vertente do rock e tirando-o do marasmo que os anos noventa deixou para nós. Sendo assim, nesse mês importante para a banda, faço um post retomando a carreira desses caras que fizeram minha cabeça há uns anos: The Strokes, os reis do indie (hehe).
Começaram com alarde mostrando um som diferente, um rock de garagem interessante com vocais inspirados (e inspiradores) de Julian Casablancas, um frontman digno de Lou Reed ou Jim Morrison: um rapaz elegante com uma voz fraca, mas cheia de feeling. Em 2000, sai o seu primeiro álbum, Is This It, considerado por muitos o melhor. Foi como uma prova dos nove: os Strokes tinham que mostrar se eram mesmo a salvação do rock ou só uma banda de playboys com nomes cool. Na minha opinião, eles são mesmo uns moleques criados a leite com pêra fazendo um rockzinho de garagem interessante. Mas assim como nos anos sessenta a moda rock'n'roll eram cabelos grandes e camisas de tye-die, o lance agora era outro, o indie: tanto que hoje em dia você anda por aí e encontra essa moda em todo lugar, sendo que na época em que os Strokes se lançaram era algo mais exclusivo aos apreciadores da música, mas nada contra, nem vou me alongar no assunto, afinal o Veliko não é um blog de moda.
Falando em Is This It, caracterizou o som da banda como melancólico, até meio depressivo e simples: um baixo marcante, batida fácil e um jogo de guitarras estilo punk, mesmo. As letras falam da vida urbana de um Julian Casablancas obscuro, mas que não dispensa boas referências (a música Soma é baseada no livro "Admirável Mundo Novo"). Talvez por ter sido muito marcante, muitos fãs e críticos diminuem a qualidade do segundo disco, Room On Fire, que é o velho "mais do mesmo", mas não por isso é pior que o disco anterior. Na verdade, acredito ser um Strokes mais maduro escrevendo canções melhores, como "What Ever Happened?" e o riff agitante de "Reptilia". A penúltima faixa, "The End Has No End", me lembra o filme Titanic (só Deus sabe por quê).
Se no Room On Fire tínhamos a presença de sintetizadores, apesar de leve, no First Impressions Of Earth eles praticamente tomaram conta em alguns trechos. Engraçado que quando tocamos no assunto "sintetizadores" as pessoas já lembram das cafonices dos anos oitenta e afins. Mas é claro que, com o bom senso que Casablancas e cia. tem, o recurso é utilizado de forma perfeita para se misturar ao som da banda. Abrindo com a linda "You Only Live Once", é possível notar uma mudança na sonoridade, saindo mais do rock de garagem cru e entrando num ambiente mais complexo. As linhas de baixo de Nikolai Fraiture ficam cada vez melhores ("Juicebox"), as frases de guitarra de Albert Jr. e Nick Valensi brincam uma com a outra, Casablancas melhora (um pouco) nos vocais, e a bateria do brasileiro Fabrizio Moretti continua a mesma coisa. Interessante o liricismo das faixas, dessa vez tratando de assuntos mais universais, mas não deixando de ser intimista como é praxe de Julian.
Uma pena que após 2006, não houve mais nenhum lançamento dos Strokes, o que deixou muitos fãs desamparados (inclusive eu, que nem sou mais tão fã). Angles promete um som mais maduro, depois que cada membro (exceto Valensi) lançou um álbum solo no período de férias da banda. Se é bom mesmo? Deixa só esse download terminar aqui.

Obs.: se você achou a comparação com Jim Morrison absurda, deixe sua impressão nos comentários. hehehe

4 comentários:

  1. Bicho muito bom post :), e o Jim é unico mas a comparação com ele não foi muito absurda.

    ResponderExcluir
  2. ushauhsashashasuh
    Bom, eu achei, então... tô aqui =D
    Quanto ao Istrókiz... tenho que dizer que apesar de não curtir mais, é uma banda que respeito bastante. Por causa disso vou dar uma conferida nesse último álbum e passo aqui pra mandar o feedback.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O que eu tenho a dizer é: 'Só agora você veio postar algo sobre The Strokes?!' achei que você falou muito rápido sobre o novo CD, e o link de download... bem vc poderia ter dado um link decente, né?

    ResponderExcluir