sábado, 2 de outubro de 2010

The Beatles "Abbey Road"


A capa é uma das imagens mais famosas da história!
O que seria o melhor álbum de uma banda de peso como The Beatles? Como analisa acertadamente o crítico musical Joel McIver, muitas pessoas apontariam o psicodélico e tecnicolor “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, outras apontariam o limpo e criativo “Álbum Branco”, e algumas outras ficariam com o sombrio e pré-psicodélico “Revolver”. No meio de tantos discos bons, fica camuflado um que, certamente, merecia mais destaque: “Abbey Road”. Apesar desse esconde-esconde, a capa do disco ainda consegue ser uma das imagens mais famosas do mundo, como aponta o site http://www.worldsfamousphotos.com/
Deixando de lado a preferência dos fãs quanto ao álbum, tentarei dizer a você, leitor, o que faz desse uma obra-prima que merece verdadeiro destaque. “Abbey Road” é um disco recheado de reviravoltas e extremos, deixando bem clara a crescente diferença entre os quatro beatles – artísticas, religiosas, filosóficas, e assim por diante. O versátil álbum, de dezessete canções, deixa à mostra o estilo de todos eles. Até mesmo de Ringo Starr, o menos ousado (e talvez criativo). Possui a mais entusiasmada canção do grupo – “Here Comes The Sun” – e a mais melancólica – “Because”. A mais curta – “Her Majesty” – e a longínqua “I Want You (She’s So Heavy)”. Que por sinal, também é a mais longa canção do grupo para quem ignora a avant-guarde “Revolution 9”.
Além das já citadas canções, daria destaque para a viagem ácida de “Come Together”. Depois dessa, o ouvinte depara-se com, arrisco-me dizer, a mais linda balada de todos os tempos: “Something”. A canção de Harrison dedicada
Convidado da gravação batendo o martelo de Maxwell.
à esposa Pattie Boyd não deixa nada a desejar para as da dupla Lennon/McCartney. Pelo contrário, além de ter sido o carro-chefe da divulgação do álbum, se tornou a segunda música mais regravada do grupo (perdendo apenas para “Yesterday”, que, atualmente, é também a canção mais regravada em todo o mundo). O incrível vocal de Harrison e sua surpreendente guitarra fazem jus aos que apostam no caçula como o mais virtuoso beatle.
Tem também “I Want You (She’s So Heavy)”, uma das maiores loucuras já produzidas pelo quarteto fabuloso. Mistura sons de sintetizadores, metais e teclados doidos, riffs trágicos e ruídos brancos. Porém, o que há de mais virtuoso na música, me arrisco de novo, é o ágil e genial baixo de Paul McCartney. A canção é interrompida bruscamente, encerrando o lado “A” do vinil. Há quem diga que o rolo de fita tenha acabado nessa hora, embora Lennon afirme que foi proposital. Uma curiosidade é que a peça é formada por apenas quatro frases, sendo estas incessantemente repetidas. O resto é apenas de instrumentação.
Como já dito, “Here Comes The Sun” é mais entusiasmada canção conhecida
Banda indo bater a foto do álbum.
do quarteto. A excelente combinação das guitarras de Harrison com sons indianos e sintetizadores, faz dessa canção uma obra à parte. No conceito, é o extremo oposto da sua subseqüente, “Because”. Numa descontraída metáfora, o ouvinte do álbum chega num ponto máximo de felicidade com a Harrisong, e é jogado em um abismo ao iniciar a melancólica canção de Lennon. Deve se dar ênfase ao fato de que “Because” é uma canção do maluco Lennon, e não do emotivo McCartney, como apostaria a maioria. Os três, Lennon, McCartney e Harrison, a cantam em coral. Na gravação final, o coral foi sobreposto para dar o efeito de nove vozes.
Dado o merecido (ou não merecido, vista a quantidade de músicas boas num só disco) destaque para as canções, concluo expondo uma dúvida que me deixa doido de vez em quando: Esse é mesmo o melhor álbum dos Beatles? Não será o “Sgt. Pepper’s...” ou o “Revolver”? A resposta é que, esses caras eram de uma criatividade tão extraordinária, que podemos nos dar ao luxo de escolher o que é melhor pra cada momento. Tô filosofando? Vou ouvir o “Revolver”. Tô apaixonado? A melhor pedida é o “Rubber Soul”. Quero viajar na maionese? Vou ouvir o “Sgt. Pepper’s...”. Tô em conflito existencial? Vou tacar o “Abbey Road” aqui na vitrola.

8 comentários:

  1. Rapaz, esse álbum é muito bom mesmo. A postagem também claro. Ramiro sempre mantendo a qualidade das análises e do conteúdo. Só achei que faltou ressaltar o MMT, que é, também, um álbum sensacional.
    Parabéns, cara ^^

    ResponderExcluir
  2. Fale Ramiro, vou despensar dessa vez os elogios, e partir logo pros lados negativos. Sei que o senhor tem um ótimo repertório de palavras e creio que ficaria ótimo deixar isso claro nos teus textos. Afinal, quem gosta de ficar lendo uma resenha na qual explicas as coisas como "loucas", "doidas" e afins?
    Tirando essa leve reclamação, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Famoso curupira, viciado no "Magical Mystery Tour" :)

    Pratagy, não entendi muito bem tua crítica. Eu invento mil adjetivos num só texto. Digo que a canção do Harrison é uma obra prima à parte, que o baixo do McCartney é virtuoso e ágil, que "Because" é a canção mais melancólica do grupo. Só por quê eu classifico uma música como loucura, e digo tem teclados doidos nela, isso rebaixa tanto a qualidade do meu texto? Depois de tanta coisa escrita?
    Tudo bem, conversamos sobre isso depois. De qualquer modo, apesar de não ter gostado muito do conceito da tua crítica, gostei da atitude de ter me criticado.

    Bom dia e boa votação a todos, já que hoje é 3 de Outubro ^^

    ResponderExcluir
  4. Grande Novidade do Momento

    Galeria de camisetas de bandas de rock, de cartoons famosos, de filmes famosos, de dos
    BEATLES.

    Aguardo visitas, comentários, sugestões...

    www.elo7.com.br/ strawberry fields shop

    ResponderExcluir
  5. The Beatles é a melhor banda da história, o álbum Abbey Road é fantástico! Adorei o texto! Sou irmã do Mateus, nunca pensei que ia gostar daqui (sorry) mas agora, eu entro todo dia!

    ResponderExcluir
  6. hahahaha
    Fico feliz que tenha gostado do texto, Mari. Seja bem-vinda ao Veliko Valovi, e boas leituras pra você.

    ResponderExcluir
  7. O Abbey Road é realmente incrivel,mas vou ficar com o whithe album como melhor.

    ResponderExcluir
  8. GRANDE NOVIDADE DO MOMENTO

    Galeria de camisetas dos Beatles e outras Bandas de rock.
    www.elo7.com.br / strawberry fields shop

    Aguardo visitas, comentários, sugestões ...
    anthoniobarros@gmail.com

    ResponderExcluir