segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Salvador Dalí por Francesco

A pintura do século XX foi prestigiada por grandes nomes, Salvador Dali pode ser considerado um dos maiores e mais influentes no cenário internacional.   Nascido na então, e não muito diferente de hoje, arcaica e conservadora Espanha ele surpreendeu a sociedade espanhola com seus quadros ousados, berrantes e vistos como sem sentido pelo vinco tradicionalista que imperava na época, vale a pena comentar também que sua “migração” ocorreu em tempo fortuito, pois poucos anos após Franco assume o poder e instaura uma terrível ditadura ao estilo fascista.
Gente boa, não?
Estabelece-se em Paris que, à época, era a capital dos artistas e da Boemia, a cidade-luz. Na capital francesa seu trabalho foi devidamente reconhecido e seu nome rapidamente foi aclamado mundialmente, chegando até a ser grande amigo de Walt Disney. Além da pintura também foi roteirista, junto com Luis Buñel, outro espanhol, bolou o filme Un Chien Andalou (Um Cão Andaluz) uma pequena obra que abrange uma coleção de sonhos extremamentes malucos vindos de uma pura mente insana, sim Dalí era conhecido por sua loucura e por venerá-la. As «viagens » do filme vão desde um homem cortando o olho de uma mulher, a um ciclista em trajes femininos desfilando pelas ruas parisienses e uma mão arrancada, tudo parece muito confuso, pois se trata de sonhos e nada é muito concreto em sonhos. O mestre não ficou somente à produção deste filme, como já dito, ele, com Buñel tiveram tantas outras parcerias e, junto com Disney, fizeram a animação « Destino » cuja elaboração começou em 1945, mas somente em 2003 foi deveras públicado.
Uma onda
Dalí era adepto do Surrealismo, um movimento de vanguarda europeu que propunha uma profunda análise dos sonhos, fortemente influenciada por Freud e sua psicanálise, André Berton lança, em 1924, um belíssimo manifesto declarando sua nova corrente e afirmando « Não é o medo da loucura que nos fará hastear a meio-pau a bandeira da imaginação », Dalí levou muito a sério essa frase e sua obra é quase cem por cento voltado ao imaginário, abuso da nudez, elefantes com pernas-de-pau, peixes saindo de romãs,  vomitando tigres que atacam a figura nua de sua esposa, Gala, [Gala foi uma imporatante modelo para seus nus] tudo isso surge de um simples sonho de uma abelha circundando uma fruta [ romã], como o próprio nome da pintura já di : « Um segundo antes de se acordar de um sonho de uma abelha sobrevoando uma romã ». E assim seguem seus quadros, cada um mais instigante que outro e suas figuras são sempre repletas de um simbolismo que só estudando a fundo a obra do mestre pode-se arriscar a fazer uma análise profunda de sua obra.
O grande pintor espanhol teve desavenças com outros intelectuais seguidores do surrealismo e foi banido do movimento por não aceitar a ideologia Socialista proposta por Marx, mas não por menos deixou isso barato, continuou sua obra voltada ao imaginário, surreal, absurdo e lindo.
Sem dúvida a obra de Dalí é completa, ele era um artista completo e seu nome faz falta no cenário atual onde o que se vê é uma profunda banalização do que é arte. 
Meninas alienadas, aqui está
Vale a pena comentar sobre o filme « Poucas Cinzas » (Litle Ashes) que foi lançado como uma obra biográfica de Dalí com, adivinhe quem no papel  de Dalí ? Nada mais nada menos que o Edward de « Crepúsculo », Robert Partinson, o filme foi gravado no mesmo ano da produção infanto-juvenil, porém os produtores recearam por interferir na carreira do ator, e na repercução de « Crepúsculo », e acabaram por não apresentarem seu filme em circuito comercial, mas como todo filme vazou na internet.
Esta obra cinematográfica deixa muito a desejar quando se trata da vida de Dalí, ela foca muito o romance contubardo entre Dalí e o poeta Frederico García Lorca, com cenas de sexo e beijos trocados entre os dois, logo após a ida de Dalí a Paris o filme se prende ao poeta e esquece o pintor, infelizmente não recomendaria este filme a vocês.

Um comentário: