domingo, 22 de agosto de 2010

Alien - O 8º Passageiro

Sci-fi thriller setentista, certamente um dos nomes mais citados quando este é o assunto. E não é pra menos, claro.
...
A história segue linhas simples de filmes de suspense, isto é, uma criatura/coisa posta num altar de invencibilidade e pessoas comuns tentando sobreviver na convivência desta mesma criatura/coisa. Agora, o que faz de Alien ser uma referência no seu gênero? Não é tão difícil responder.
Já tinha pensado nisso e vendo filmes como este, só me faz reforçar a ideia. Naquela época (1979), a tecnologia era bem inferior a qual temos hoje, logicamente, porém de certa forma isso é uma vantagem. Se o monstro era um homem fantasiado, tosquíssimo, é melhor deixar ele oculto nas sombras e instaurar um mistério até o fim do filme, elevando as "linhas simples" do gênero ao extremo. Hoje, com CG e o escambau a quatro, é possível criar um monstro perfeito e fazer com que ele dê piruetas na tela e todo mundo vai sair do cinema satisfeito. Mas, sinceramente, isso não tem graça nenhuma.
Outro elemento de filmes de suspense que O 8° Passageiro utiliza muito bem é da evolução dos personagens. Na verdade, apenas um personagem evolui no filme, tanto em destaque quanto personalidade. O restante da tripulação, que acaba se dando mal de um jeito ou outro, são esteorótipos apenas. Claro que você vai ter o negão sacana que faz piadas e gosta de matar, o bonitão que resolve as coisas, a mulher atraente que só faz gritar, e tudo mais, mas, não sei se você compartilha de minha opinião (ou se nunca compartilhou, hehe), são apenas ferramentas pra mostrar um herói no final, que "evoluiu" tanto que pode enfrentar o vilão cara-a-cara, que aliás, evolui através do filme - ao seu modo, claro.
E, se você já se habituou aos filmes comuns de suspense, Alien lhe pegará de surpresa, por ter elementos inéditos que, acho, nenhum outro filme tem. Acredite, você ficará interessado a mitologia "Alien" a ponto de querer ver todos os filmes: tarefa arriscada, camarada!
Para finalizar, faço ressalvas a Sigourney Weaver, afinal foi esse o filme que a lançou e creio ser o melhor que ela já fez como protagonista de ficção científica. Encaixa-se perfeitamente na proposta de ser um filme desligado ao mainstream (pelo menos no seu lançamento), sem usar de personagens femininas apenas como um objeto sexual, tendo como protagonista uma atriz sem nenhum sex appeal.

3 comentários:

  1. Caralho \o/ - Eu nunca vi esse filme pensando ser chato e antigo, mas pelo visto é muito bom velho \o/ - Tá selado, vou ver =]

    ResponderExcluir
  2. muito bom cara. Alien foi realmente um filme que revolucionou o gênero de suspense . Pena que o alguem cometeu alien vs predador, filme que tinha um pingo de potencial que foi por água abaixo.

    ResponderExcluir