sexta-feira, 30 de julho de 2010

Supertramp "Breakfast in America"

Depois de um breve intervalo de tempo entre a última postagem, venho abordar como tema o perfeito Breakfast in America dessa vez. Sim, perfeito mesmo. Uso essa palavra sem medo quando se trata desse disco do Supertramp.
Misturar progressivo com hits dançantes, parece ser uma combinação frustrada. Mas ouça Gone Hollywood, a abertura do álbum, que começa de leve até explodir num coro feminino muito lindo, precidido de um saxofone preciso. Aliás, em todas as músicas, ou quase todas, o saxofone é elemento de destaque e vai te deixar desnorteado, assim como a aguda voz de Roger Hodgson, que não extrapola os limites dos nossos ouvidos como um Geddy Lee da vida.
E então vem Logical Song, que além de ser famosa e muito gente boa musicalmente, tem uma das melhores letras que já ouvi na vida. Retrata perfeitamente a fase adolescente da vida de toda pessoa, a desilusão, a destruição do idealismo, da banalização do que é fascinante é mágico. Nem vou destacar nenhum trecho, seria tolice escolher algum. O poder que a canção evoca
com "When I was young" já é o bastante.
Pulando os comentários dispensáveis sobre como o sax é bom, o álbum continua com muitos hits que não vão sair da sua cabeça tão cedo, não por serem grudentos, mas sim por combinarem grudentice com qualidade musical com selo de qualidade progressivo! "Goodbye Stranger", "Breakfast in America", "Oh Darling"...
Ainda temos a linda mas nem tanto "Lord Is It Mine". Devagar, baladinha... com a voz de Roger na medida.
No final o que fica é a impressão de que esse álbum tem um alto astral do caramba e é muito divertido de ouvir, por horas a fio. Com certeza Supertramp é uma das melhores bandas dos anos 70, e esse álbum é uma obra-prima das músicas prazerosas de ouvir.

3 comentários:

  1. Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha;
    Um prá lá, dois prá cá, é fogo no boné do guarda;
    e muito gente boa musicalmente;
    ...

    ResponderExcluir
  2. Ia comentar, mas depois desse comentário do Franchesco...

    ResponderExcluir
  3. Meu peido é melhor que qualquer comentário dos indivíduos acima

    ResponderExcluir