segunda-feira, 19 de julho de 2010

Exterminador do Futuro

"Exterminador do Futuro? Arnold Schwarzenegger? Guns 'n' Roses? Que bosta!" Você e mais um monte de galera dizem. Provavelmente. Mas pra minha surpresa, você e mais toda essa galera estão errados. Exterminador do Futuro é muito doido. 
No primeiro filme, que considero o melhor, temos uma produção de baixo orçamento que cria um ambiente de suspense como poucos filmes fazem. Um homem obcecado por proteger a mãe de seu ídolo de uma máquina sem sentimentos que fará de tudo para matá-la. Escrevendo em poucas linhas assim, parece um filme de ação dos anos 80 normal. Mas na tela, funciona perfeitamente. No lado pressionado, tempos Michael Biehn e Linda Hamilton, formando inevitavelmente um belo casal. Do lado que pressiona, temos o infame governator da Califórnia, Arnold. É verdade que o poder de atuação dele é pífio, mas para o papel ele cai como uma luva: uma máquina mortífera de poucas palavras.
As cenas de tensão de Linda Hamilton, que faz o papel de Sarah Connor, dão o tom para o filme, enquanto Arnold, que interpreta o Exterminador, vai atrás dela matando tudo o que tiver pela frente. Kyle Reese (Biehn), faz de tudo pra enfrentar o robozão de frente, mas a impressão que dá é que é impossível, deixando o filme mais tenso ainda.
Acompanhamos a evolução da Sarah Connor, de uma pobre garçonete pra uma obstinada guerreira, que vemos no segundo filme.
Sobre o segundo filme, "O Dia do Julgamento", observa-se que é uma continuação comercial, já que o primeiro filme é autosuficiente no quesito enredo. Porém, com uma personagem interessante (Sarah), James Cameron (Avatar? Argh) faz uma das melhores sequencias que já tive o prazer de ver. Deixando a faceta suspense de lado (parte da culpa por causa do vilão da vez ter sido fraco), você vai ver muitas explosões, perseguições de carro, metal líquido, merchan da Pepsi e claro, as frases feitas que retornam do primeiro.
Depois que vi ambos os filmes, e acho que você irá concordar caso veja ou já tenha visto, que Exterminador do Futuro é uma franquia pra lá de vulgarizada. Caso você detecte alguns clichês, não se assuste, quem inventou esses clichês foram esses filmes. 
E se você não gosta de explosões e tudo mais, o segundo filme pode até ser enfadonho. Mas duvido que a história profunda que aborda temas como viagem no tempo e inteligência artificial.
Acredite, James Cameron já fez coisa boa. Alías, fez Aliens - O Resgate. :)

3 comentários:

  1. Pratagy, muito bacana sua análise sobre o filme I da série, embora eu ache que vc deveria ter se mantido restrito a este filme, pelo menos nesta postagem. Mas enfim. Porém, um ponto fundamental que vc deixou passar é o motivo pelo qual o Filme Exterminador do Futuro tocou a sensibilidade das pessoas em sua época. Vc abordou os motivos técnicos, e está correto nisto, mas existem os motivos espirituais, e estes às vezes são os mais importantes. Como dizem os alemães, o ponto no qual o filme toca o Zeitgeist (espírito do tempo) dos anos 80 é o medo da morte súbita por causa desconhecida. Em miúdos, as pessoas estavam debaixo do terror psicológico da guerra fria que prometia o fim da humanidade 1)através do avanço das máquinas e bombas; 2) por causa desconhecida, isto é, quando a bomba caísse ninguém veria e todos morreriam. E o filme mostra estes dois elementos de uma forma muito bacana. Uma máquina futurista disfarçada de humano caminha entre nós tentando evitar o fim que ninguém perceberá através do ataque da Ciberdyne.
    Bem, não tenho muito mais a acrescentar. Fica o comentário aí. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, agora vejo que minha resenha ficou incompleta! Nunca tinha reparado nisso, devia prestar mais atenção ao contexto histórico.
    Valeu professor, muito bom o comentario!

    ResponderExcluir
  3. O.O
    Só assim percebemos a quantidade de assunto a tratar...

    ResponderExcluir