domingo, 18 de julho de 2010

Adeus, Lenin!

Filme alemão que se passa no final dos anos 80, justamente na época da queda do muro de Berlim, a unificacao das duas Alemanhas (socialista e capitalista) e a vitória da selecao na Copa do Mundo de 90, conquistando o tricampeonato. 
O protagonista é um jovem simpático chamado Alex, que tem uma mãe ativista do partido socialista da Alemanha Oriental (claro). Quando ela vê o filho numa parada antipartido, desmaia e fica em coma por oito meses. Nesse intervalo de tempo ocorre a queda do muro de Berlim e a globalizacao da Alemanha Oriental. Claro que Alex e sua irmã ficam felizes e aproveitam a vida como nunca antes, mas quando a sua mãe acorda do coma Alex bola uma mentira das grandes: manipula a sua mãe pra que ela não descubra que o socialismo estava acabado. 
Não vou contar os meios que ele usa para isso, mas espere muitas situacoes hilárias, e o melhor, conjuntas a um ponto de vista diferente sobre esse fênomeno histórico de liberdade e loucura. 
Tudo bem, vou contar: como a mãe quer ver televisão, Alex e seu amigo gravam várias fitas como se fossem notíciarios, explicando situacoes como o prédio vizinho estar com um imenso banner da Coca-Cola.
Além de ser uma comédia de qualidade, sem apelar para baboseiras, também tem um toque de tragédia que desabrocha ao longo do final. Mas tudo muito bem aplicado, sem exagerar na tragédia pra encobrir a comédia, uma característica de certos filmes que alguns não gostam. 
O filme apesar de ter uma pinta de trash, por ser claramente de baixo orcamento, mas o legal é justamente a equipe que filmou utiliza bem seus recursos e fazem cenas bem agradáveis. Os atores também são bem competentes.
Destaque para a cena em que Alex rasga dinheiro no teto do prédio. Muito doida. Assim como a cena da estátua de Lenin sendo levada pelo helicóptero -aliás, uma cena famosa.
Bom, fico sem alternativa a não ser dar o Selo de Qualidade: Ouro!

3 comentários:

  1. Essa "pinta de trash" da um tempero legal pro filme; para esse principalmente. Dá, certa forma, da um visão de "esgotamento" e simplicidade que nos faz pensar em como seria a forma de vida por trás da Cortina de Ferro, mergulhando ainda mais no tema.

    ResponderExcluir
  2. analfabeto é o teu pai seu corno desgraçado! Amadurece ai tu vai poder falar do Blog desse rapaz !!!

    ResponderExcluir