sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Preferencia Nacional

Preferencia nacional, oque é isso? Simples, a mais nova sessão do veliko valovi, que se trata basicamente de uma enquete para sabermos qual dos itens citados abaixo vocês mais gostam. Então vamos a disputa de hoje? Hoje nós temos 2 personagens que andam tendo um bom destaque na mídia e de certa forma, sendo descaracterizados. Sim caros amigos! Estamos falando dos Vampiros e Lobisomens! Mas qual desses seria o melhor? Bem, vamos fazer uma ficha técnica de como eles são, trabalhos notáveis e seu atual panorama.

Vampiros

Oque eles são : É controverso o conceito de vampiro pois existem diversas versões de suas historias ou até mesmo características, mas vamos simplificar o conceito de vampiro. Vampiros são mortos vivos que sugam sangue humano para sobreviver e não podem sair a luz do dia. Existem alguns que dizem que eles controlam animais noturnos, ou que se transformam em morcego ( eu diria que esse é o vampiro oldschool) e que tem um forte poder de sedução. Nos vampiros existe um rei ( ou ao menos um vampiro muito popular ) que se chama Dracula. Mas perai, Vlad dracul (Dracula) não existiu? Então ele é um vampiro? Bem, não exatamente, apenas foi criado uma lenda em torno dele, por causa de sua brutalidade em punir prisioneiros/súditos/inimigos ( empalamento. Houve casos de dracul empalar até mesmo uma família inteira) e diziam também que ele até bebia o sangue de seus adversários.

Trabalhos notáveis : Os vampiros estão ai a bastante tempo e temos muita coisa boa sobre eles mas oque merece o maior destaque é a obra de Bram stoker de seu Dracula tanto o livro, quanto o filme que conta com boas atuações de Garry oldman, winona ryder e a direção de Francis ford coppola ( O poderoso chefão 1 e 2). Também vale mencionar filmes como entrevista com o vampiro e 30 dias de noite.

Panorama atual : Atualmente os vampiros andam em muita alta, com filmes adolescentes, seriados e até em quadrinhos ( no recente arco dos X-mens publicado lá fora). Mas sera que essa popularidade toda é boa? Bem, essa popularidade rendeu um incrível descaracterização dos vampiros, então tudo que eu disse lá em cima já não vale mais segundo algumas autoras, como Stephenie meyer. Segundo ela, os vampiros são cavalheiros, muito educados que quando entram em contato com a luz brilham como purpurina. Então se você acha que os Vampiros são sangue sugas que visam o prazer e o sangue humano fique longe dos príncipes encantados de crepúsculo ( que estão mais para bundões que príncipes). Mas não se preocupe, nem tudo esta perdido, atualmente ainda temos boas representações de vampiros como em True Blood.


Lobisomens

Oque são : Lobisomens são pessoas amaldiçoadas ( alguns acreditam que por vontade divina) que se transformam em metade lobo metade homem, ou homens com características de lobo. A historia do lobisomem muda de lugar para lugar, por exemplo aqui no brasil a historia do lobisomem existe diversas versões, dizem que o oitavo filho se tornara a fera, ou o sexto filho de uma linhagem do mesmo sexo, ou a mais popular, que depois de 7 irmãs o oitavo filho sera o lobisomem. De qualquer modo os lobisomens tem super força, super agilidade e super sentidos, diferente dos vampiros eles não tem uma racionalidade ou um objetivo, eles apenas espalham terror, caos e pelos por onde passam.

Trabalhos notáveis : Lobisomens sempre tem historias que pendem para o lado o médico e o monstro, mostrando um homem atormentado pela sua maldição, mas oque muitos não sabem é que sua origem vem da mitologia grega, onde que ( segundo as metamorfoses Ovídio) o rei da arcadia, Licaão, serviu carne de árcade para Zeus, e este não gostou disso e o transformou num lobo. Então trabalhos notáveis vai para a lenda mitologica dos lobisomens, mas é claro não podemos deixar de mencionar o clássico cult de o lobisomem americano em londres ( que tinha uma das melhores maquiagens para a época).

Panorama atual : A atual situação dos lobisomens é baixa, em comparado aos vampiros, pois nenhuma menina diria que seu príncipe encantado seria um lobisomem, é claro, apenas a mulher do Tony ramos. Então se você não atinge a massa adolescente fica meio dificil de entrar em alta, mas isso não impede de se fazer bons filmes com eles, como o recente Lobisomem (2010) em que vemos um lobisomem, sombrio e morbidamente assustador.

Mas e então pessoal? Qual é a sua preferencia? Os vampiros sangue sugas ou os selvagens lobisomens? Coloquem seu voto nos comentários e comentem pois essa pesquisa é tão importante quanto o senso ou o ibope ; D
Editado: vote bem ali no canto do site também, e mais uma vez, obrigado pelo voto =]

8 comentários:

  1. Lobisomens, porque eles são fodas

    ResponderExcluir
  2. Ambas histórias não me atraem... assim como o texto.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do jacob *O* -n *PauloRoberto

    ResponderExcluir
  4. gosto dos dois, mas depois q eu assisti "Bala de Prata" os lobisomens meio que caíram um pouco no meu conceito (O lobisomem era um boneco que mais parecia um cachorrinho de pelúcia)..
    Vou ficar entao do lado dos vampiros, afinal de contas, "Entrevista com o Vampiro" e a sequência "A Rainha dos Condenados", já que sao ambos muito bons.

    ResponderExcluir
  5. Os dois são muito bons, acho bacana o lobisomem que se transforma à meia noite, para atacar o povoado e acordar no outro dia não se lembrando de nada. Ou o vampiro, seres da noite, afinal sol neles deveria machucar, para dar uma vantagem para os seres humanos e não brilharem que nem purpurina.As duas histórias são muito boas, adoro as duas.

    ResponderExcluir