quarta-feira, 1 de setembro de 2010

George Harrison “All Things Must Pass”


Barbudo fazendo som cósmico
Esse álbum solo do George Harrison foi, realmente, uma grande surpresa pra mim. Não só por ser um disco triplo, mas também porque é extremamente delicioso de ouvir e preenche o espaço vazio que fica depois que você já conhece todo o trabalho dos Beatles da cabeça aos pés.
Lançado em 1970, tem em seu setlist composições rejeitadas pelos Beatles, algumas compostas com Bob Dylan e o terceiro disco é uma Jam Session das boas. Também contam com músicos convidados de peso, como Eric Clapton, Ringo Starr, Phil Collins e o já citado Bob Dylan. Deixando de lado nomes, vou falar mesmo o que me fez gostar tanto desse álbum – que, aliás, conheci ante ontem e estou ouvindo pela sexta vez. É simples, porém difícil de organizar em palavras: sabe aquele feeling sensacional que tem os últimos álbuns dos Beatles, no seu auge de qualidade musical, aqueles vocais suaves, aquela lembrança de estar numa planície florida cheia de girassóis com um por do sol no fundo? Pois é, com este álbum triplo, George Harrison consegue alcançar toda a beleza e magia das músicas mais lindas dos Beatles (prefiro nem citar e esquecer alguma), e vai além, usando ao máximo sua voz linda e, claro, como o Beatle mais habilidoso (sem treta, galera) tocando guitarra magistralmente.

Uma das capas mais bonitas que já vi
É impossível dizer que as músicas soam virtuosas ou algo do tipo, longe disso. Tudo é bem simples, mas minuciosamente cuidado para que fique o mais delicado e tocante o possível. Recomendo prestar atenção nas músicas "I'd have you anytime", que dá o tom do que pode ser ouvido a seguir, como "Isn't It A Pity": linda demais. "If not for you", "Behind that locked door", "Run of the mill". Parece ser muito longo e cansativo ficar ouvindo o mesmo álbum por uma hora e quarenta e cinco minutos, mas acredite, o tempo vai passar e você vai querer ouvir de novo. Porque aqui temos o espiríto Beatles, apesar de só um membro estar presente (ou dois, já que Starr participa), você vai pirar se gosta de Abbey Road, Let It Be e composições de Harrison no geral.
Atenção especial pra capa, que casa perfeitamente com o som do álbum.

Um comentário:

  1. Texto muito bom, cara. Muito mesmo...
    Só uma observação: Ringo Starr não é um músico de peso.
    Valeu pela indicação o/

    ResponderExcluir