quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1001 Discos Para Ouvir Antes De Morrer


Este texto pode parecer um pouco inseguro, afinal, aqui, tento resenhar um livro de resenhas. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa. 1001 Discos... é um livro dirigido por Robert Dimery, porém escrito por 90 jornalistas mundialmente reconhecidos por seus conhecimentos e opiniões sobre a 1ª arte. Não julgue a obra pela capa pouco atraente.

A proposta do livro não é simples: reunir resenhas sobre os 1001 discos considerados mais importantes nas últimas seis décadas. Atente-se a palavra "importantes". O que quero dizer com isso é que você não necessariamente encontrará os melhores álbuns, mas sim os de maior relevância. Álbuns com pouco prestígio e alguns até pouco aceitos pela crítica internacional podem ser encontrados em meio as 960 páginas que separam capa e contra-capa. Mas é claro que o livro também está carregado de álbuns sensacionais.

A organização da leitura se dá da seguinte forma: uma pequena resenha divide espaço com a foto do álbum, informações gerais sobre a produção do disco, e nome, duração e compositor das músicas. Então, você tem diversas informações sobre a obra, inclusive indicações das melhores faixas na visão do jornalista. Na resenha, curiosidades, informações e opiniões compõe o texto. A divisão dos álbuns se dá por ano de lançamento, começando dos anos 50. Lá você encontra, generalizando, álbuns com características country, jazz e soul. Passando dessa década, a leitura se torna mais eclética, e artistas de variados estilos são citados. Alguns exemplos são Ray Charles, The Beatles, Bob Dylan e até uma ou outra obra dos brazucas. Indo para os anos 70, a melhor década da história da música na minha opinião, o número de álbuns citados cresce muito. Tanto que corro o risco de cometer injustiça com muitos artistas se der exemplos. A partir dessa década, o livro segue esse padrão, então vou dispensar comentários.

Bom, aí fica a dica para que você se delicie com muitos álbuns sensacionais. Ah, recomendo que tenha cuidado na seleção dos álbuns, pois vai ser um tanto difícil ouvir todos.

Aqui vai o link onde você pode encontrar todos os álbuns para download: Clique Aqui

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Assim é foda, quando nego não tem porra nenhuma pra fazer, ficam zoando um com o outro no blog. Mas enfim, já tinha conhecimento do livro, mas nunca tive a oportunidade de ler o mesmo.Irei falar com o " Mestre Lucas " ou o "Mestre Pratagy" para ver se consigo o livro. By the way... postagem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Ê galera, deixa de loucura... esse papo de não sei quem pegar aula com outro...
    Ninguém é mestre nisso aqui (não, Pratagy, tu não é). Apesar de tudo, "Anônimo 1", valeu pela crítica ^^ quanto aos outros dois, muito obrigado também.

    ResponderExcluir
  5. Eita pau, pelo visto esse Veliko tá pegando fogo. Bom, excluirei ambos os comentários, visto que foram duas pessoas sem educação nenhuma que estavam em casa fazendo nada, e resolveram manchar a fama do blog. Até mais amigos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Olha eu aqui, comentando pela primeira vez! Comentando no post do mano, pq pelo visto eu não vou saber fazer tantos comentários no Blog de vocês, mas vou tentar, eu juro.

    Observações:

    1) Deixa os comentários desses bichos que tão falando merda, isso prova que vocês não vão se bater com os retardados que nem coragem de se identificar têm. Se querem provocar uma discussão sensata sobre determinado assunto, que mostrem a cara e falem suas devidas opiniões.

    2) Vocês podem fazer do Blog um pouco mais interativo. Botar algumas outras figuras e tals, porque fica um pouco cansativo ler muita coisa. O usuário tem que se sentir confortável ao visitar o blog de vocês.

    3) Pelo visto, vocês todos são muito inteligentes. Não desperdicem toda essa inteligência falando apenas das coisas que vocês acham que é importante. Existe muita coisa a ser falada no nosso planeta, e músicas, filmes e jogos são apenas uma parte delas. Conhecimento geral de mundo é fundamental pra caras como vocês que gostam de filosofia, por exemplo. Isso vai provocar pesquisa de determinados assuntos que vocês não dominam, e assim podendo gerar até um certo grau de conhecimento pra vocês!

    Pois é, fica a dica! Se vocês não quiserem seguir nada disso, de boa cara, quem sou eu pra dizer que eu to certo, não é mesmo? 0/

    ResponderExcluir
  8. UHSUHU' pratagy, tooooooooooooodo certinho...

    ResponderExcluir
  9. Até que esse Alexandre é gente boa, e pode crer que eu vou levar (e espero que a galera daqui) a serio isso que falaste. Aliás, aguardem por algo relacionado as eleições pessoal :)

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, só agora vi o comentário do mano. Valeu mesmo pelas críticas. Nós já estávamos pensando em fazer algo assim, como falar de assuntos mais polêmicos que proporcionassem mais discussão, mas é algo realmente difícil de fazer, porque tenho medo de só falar besteira por não dominar o assunto ^^
    De qualquer modo, valeu por uma das poucas críticas construtivas que recebmos

    ResponderExcluir