domingo, 3 de julho de 2011

Videogame é arte?

Sempre que li ou ouvi algo sobre esse assunto percebi uma certa parcialidade na hora de responder à questão: jogos são arte? A verdade é que se a resposta vier de um viciado que chora quando o Link derrota Ganondorf em "Legend Of Zelda", pode apostar que será positiva. Então, vamos deixar essa frescurinha de quem joga PS2 cinco horas por dia ou não de lado, e levantar essa questão na boa, na paz. Afinal, é uma boa pauta que rende bons comentários. Indo direto ao ponto: não, eu não acho que videogame seja arte. Hehe.

Vejamos, "Super Mario Bros." tem música e tem visual. É praticamente um filme, só que você pode controlar a história (mais ou menos, mas vamos fingir que dá). E filmes são considerados arte, né? Então qual o sentido de eu achar que os jogos não são arte? Por um motivo bem simples: jogos são feitos para entreter (e vender, consequentemente), só isso. Arte, primordialmente, antes de conter algumas (ou todas) das belas artes, parte de um conceito básico: tem que expressar sentimentos humanos. O artista, ao fazer arte, está passando uma expressão e botando uma parte dele ali, naquela obra. E nos videogames, aonde é que fica a expressão do artista? 

Então quer dizer que Shigeru Miyamoto botou uma parte dele ali, na hora de fazer Mario, e todo aquele jogo representa seu estado de espírito, ou uma visão de mundo? Pois é isso que faz uma boa fotografia, ou uma pintura. Representam opiniões, ou, como eu adoro dizer, "todo um espectro de emoções humanas". O tal do Shigeru, como ele mesmo afirma, é apenas um entertainer! Ele faz os jogos de acordo com o mercado, de acordo com o que o público quer, e produz o mais vendável possível.

Veja bem: jogos podem conter arte dentro de si, mas não estão com o propósito de arte na sua sala de estar. Assim como o "mijatório" também não está com o propósito de arte no banheiro público da sua escola, apesar de ser uma bela duma obra de arte no caso de Fonte, do artista Marcel Duchamp. Jogos são feitos para entreter, um sofá é feito para sentar, um mijatório é feito para urinar: o que pode torná-los arte é o contexto, o propósito.
Sendo assim, vocês, que curtem os games (eu curto também, pra deixar claro), podem comentar aí de boa, mas sem essa parcialidade chata que preenche revistas especializadas e blogs afirmando que games são arte. Podem defender os games como arte, mas de uma maneira inteligente, como manda a cartilha da boa discussão. 

Beijoca (que eu tenho que acabar com o mundo nove aqui no Mario) 

8 comentários:

  1. Bem, então o que você quer dizer com isso é que boa parte da música, hoje, e dos programas de tevê, não são arte por serem comerciais, certo? Ponto de vista interessante. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Se jogos são feitos somente para vender , então o que você me diz das Musicas hoje em dia ? Muitos jogos hoje são tão "fortes que conseguem prender nações e acabam se tornando característicos destes lugares ( como starcraft na coreia do sul), ou mostrando nossa sociedade como em Mass effect , da mesma forma como um quadro ou filme . Logico que alguns são feitos justamente para vender , como nosso velho conhecido call of duty , mas não coleque um metal gear ou um zelda nestas características comerciais , pois sim ,estão para vender mas também para espessar uma opinião ou visão de mundo de seu criador.

    ResponderExcluir
  3. Sabia que o Mendonça não ia ficar calado com essa aushaushauh

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. não acha que eles,os jogos, expressam a arte de uma geração, ou de um grupo?afinal, como eles são feitos para entreter alguém, eles expressam os desejos de muitos.arte não precisa necessariamente de um autor. Até acho que falas isso no post. Então eu digo, arte é feita para entreter, acima de se expressar. seja ela para se entreter, ou entreter os outros. Ela não é um passa tempo? já se perguntou por que esse cara tirou uma foto de um mictório? um precisa fazer coisas mirabolantes para conseguir realmente gostar do que fez, outro não precisa de uma reflexão para se dar por satisfeito. Cabe a ti analisar se algo te traz emoção e reflexão. Aquele bem estar depois de ouvir um Pink, ou aquele mau estar de ouvir um pancadão. Acho que Emoções e críticas são grandes passatempos da vida.
    Daniel K. (lunatcoinformal, hehehe uasuh).

    ResponderExcluir
  6. Vejo arte como forma de entretenimento, no geral mesmo, uma pintura, uma música, um filme.
    Encontrar Arte em Mario World é realmente difícil.
    Porém, assim como toda arte teve sua origem, e hoje, quando olhamos para essa origem, a julgamos primitiva e sem qualidade considerável, está o(a) autor(a)do post a tomar como exemplo esse pretexto.
    Portanto considere que Mario é apenas o início de um Arte, que a cada dia que passa evolui e encanta milhares de pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Minha opinião sobre o assunto http://www.gamerchannel.net/2011/02/video-game-pode-ser-considerado-uma.html

    ResponderExcluir
  8. Cara assim como o Dony disse , jogos como super mario bros ou o primeiro zelda , tetris etc ,fazem parte de um inicio , hj em dia vc pega um jogo como Heavy Rain e vê como um filme uma historia q emociona , ou joga uncharted e se acha em uma bela mistura de indiana jones+007, gasta uma madrugada e percebe o quantohyrule é admiravel, a pra finalizar: sim miyamoto coloca suas experiencias de vida nos jogos q ele cria ou pelo menos com zelda foi assim. otimo post

    ResponderExcluir