quarta-feira, 30 de junho de 2010

Donnie Darko

 Um dos meus filmes preferidos (talvez o preferido, mas assumir isso seria pretensioso), resolvi rever pra em seguida comentar aqui sobre.
Mas então, ao tentar colocar algo em palavras... haha, por mais clichê que pareça é uma tarefa impossível nesse momento.
Digo nesse momento porque, após o fim do filme a impressão que fica é de que ele falou com você, te fez pensar, e é uma experiência fantástica esssa, é meio difícil descrever toda essa mágica do filme.
Mas ok, o que esse Donnie Darko tem de demais? Bom, Donald Darko é um garoto que é sonâmbulo e, certa noite no seu sono ele é atraido por um coelho de 2m de altura que avisa-o que o mundo irá acabar em 28 dias, e uma turbina de avião caiu no seu quarto justamente quando ele tava perambulando a noite.
"Que merda de história é essa?" Daí já é possível imaginar uns trocentos clichês possíveis com um papo de fim do mundo, coelho gigante...
É complicado de convencer alguém a ver um filme com uma sinopse dessas, mas deixa eu falar dos atores... Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Patrick Swayze, Jena Malone e mais uns outros, todos muitos bons. 
Outra coisa muito boa, ao meu ver, desse filme, é de que apesar de ser uma ficção científica, atrai pelos excelentes diálogos, frases instigantes e personagens interessantes que chamam atenção mesmo de pessoas que não se interessam por sci-fi e temas complicados como viagem no tempo, buraco de minhoca, religião...

Ah, tem isso é? Como eu disse, quem curte um bom drama vai curtir tanto quanto quem curte uma boa ficção científica (embasada, diga-se de passagem).
E não é possível falar de Donnie Darko sem comentar a trilha sonora. Como a história se passa em 88, o filme é embalado por músicas de sucesso dos anos 80, como Echo & The Bunymen, Tears for Fears, Duran Duran, Joy Division, INXS. Músicas de muito bom gosto, claro.
A primeira cena, é um misto de Sessão da Tarde com uma sensação de que o filme vai ser agradável, e a música dá o ar da graça... Ao continuar o filme, você só vai percebendo a progressão, até chegar num final arrasador.  
Bom acho que já falei de tudo sem falar de nada, espero que se um dia você ver Donnie Darko, eu não tenha    estragado nenhuma surpresa. 


11 comentários:

  1. Esse é o filme que tem que ver. Donnie Darko, um cara revoltado com o sistema, que vê um coelho gigante e precisa salvar o mundo.
    Mas fala sério, né? Todos sabemos que bom gosto mesmo (sem querer sem pretensioso, e já sendo) é Beatles. Queria que esse filme passasse no final dos anos 60 :)

    ResponderExcluir
  2. Cara, não espero muito de um filme com o Cheewbaka vestido de Coelhinho da Páscoa com a máscara do Shalkan do Mortal Kombat

    ResponderExcluir
  3. Cara, tu tens que prestar atenção na filosofia do filme. Aliás, foi muito bem lembrado que o filme fala com o espectador, o que já deixa algo sensacional. Eu acredito que o filme bom é aquele que não só fala com seu espectador, mas acrescenta coisas que ele levará pro resto da vida. É o que acontece com Donnie Darko.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Francesco Sica (reli?) BTW
    bosta de blog rçrçrçrçrç





















    hum qui bom

    ResponderExcluir
  5. Anônimo (2), só tenho a concordar com esse seu comentário corretíssimo! Ao fim da sessão, se você entrou na onda do filme mesmo, você sai outra pessoa!
    Muito bem lembrado :)

    ResponderExcluir
  6. parece ser mto loco esse filme kra
    shuahusahu

    ResponderExcluir
  7. Não estragou não. Esse filme é foda.

    ResponderExcluir
  8. Que filme sensacional rapaz...
    Só tenhyo a dizerb que esses preconceituosos aí vão se ferrar quando vir o filme...
    "Why are you wearing this stupid man suit?"

    ResponderExcluir
  9. Assisti o filme, é legal, mas não se compara com 2001 que é perfeito

    ResponderExcluir
  10. Cara, 2001 é sensacional, mas nem dá pra fazer uma comparação entre os dois, são estilos diferentes... bom, independente de qualquer comparação, vejam os dois =D

    ResponderExcluir