segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ummagumma


Ummagumma é um álbum gente boa pra caramba do Pink Floyd.
Grantchester Meadows ao vivo 

Muitas pessoas não curtem por ser experimental demais mas é interessante perceber que é uma fase peculiar da banda e que não é possível o comparar com nenhum álbum da discografia dos caras...
Tanto a parte estúdio quanto a parte ao vivo são doidíssimas e complexas, para sacar qual o papo é necessário no mínimo um bom par de fones de ouvido. 
Cada integrante (Roger, David, Mason e Rick) se enfurnaram num estúdio para gravar músicas de autoria solo... Então nesse álbum não há músicas Waters/Gilmour nem nada assim. 
Sysyphus, do Wright, é uma loucura sem fim, é mais uma peça clássica do que uma música moderna em certos trechos. 
O par de músicas do Roger, para mim são as melhores do disco, Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict (claro que o extenso nome é uma tentativa de chamar atenção por parte do Waters) e Grantchester Meadows. A primeira se trata de uma viagem louca ao fundo de uma caverna escura e fétida com animais ensandecidos lá dentro, fazendo barulhos muito exóticos. Já Grantchester Meadows é uma linda música acústica, linda mesmo. Essa versão do vídeo então, está maravihosa.
Depois temos Narrow Way, que é a primeira composição solo de Gilmour, é muito interessante, considerando um primeiro passo a coisas melhores que a velha gorda que já foi bonita vai fazer no futuro.
Ao fim temos a infame The Grand Vizier's Garden Party... Composição do Mason, é uma loucura, assim como Several... do Waters, PORÉM... é uma loucura desmedida, que sinceramente, só ouve quem é fã roxo de Pink Floyd mesmo, porque não tem musicalidade, não tem harmonia, sei lá, é uma coisa desconexa que mesmo estando em um momento desconexo ela continua desconexa... Enquanto que Several se encaixa no momento que você estiver aberto a ouvir sons vindos de uma caverna escura e molhada.
Mas tudo bem, Ummagumma é muito bom de qualquer jeito!
Confesso que nunca ouviria se não fosse fã de Pink Floyd... e agradeço por ser um :)
Clique aqui para ouvir o disco ao vivo (sem vírus)
Clique aqui para ouvir o disco de estúdio (sem vírus)

2 comentários:

  1. Na verdade é o Lucas quem tá comentando...
    ...
    suahsauhsuahsuahsauhsauhsaush
    Boa...

    ResponderExcluir
  2. Álbum gente boa, então todos querem conhecer

    ResponderExcluir