segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Queen "Rock Montreal"

Queen. Quem nunca ouviu falar dessa banda? Ou pelo menos nunca ouviu um de seus hits? Sinceramente, não conheço uma banda que goze de tanta popularidade quanto Queen (inclua Beatles e Rolling Stones no páreo). Também são poucas as bandas que (infelizmente) gozam tanto de preconceito quanto a "Rainha". Talvez sejam justamente os famosíssimos singles que mascarem a banda como "pop". Ok, vamos esclarecer uma coisa: existem outros tipos de pop quanto ao que toca nas rádios. Queen, é o melhor tipo de pop. Pode ouvir sem medo, se você começar a cantarolar o refrão ou bater palma, relaxe. Isso é Queen!
Falar dessa banda britânica é um pecado sem comentar dois dos seus pontos mais altos: os concertos ao vivo e Freddie Mercury. E (Deus salve a rainha) esses dois elementos transam de forma espetacular. Por isso mesmo escolhi como motivo dessa resenha o DVD "Rock Montreal", com uma linda imagem escaneada diretamente do negativo da gravação, ou seja: a qualidade é absurda. Tudo bem que ver os detalhes dos shorts de Freddie não é muito agradável (para o público hétero, claro), mas é rara uma gravação antiga do modo que está apresentada na obra.
O bacana de ver Queen ao vivo é a viagem que o grupo fornece durante o show. O repertório contém os maiores clássicos da banda (antes do sintetizadores entrarem de vez), Brian May desce a porrada com o timbre inconfudível da "Red Special", sua guitarra artesenal. John Deacon como sempre no seu canto cumprindo seu dever (dando umas requebradas de vez em quando) e Roger Taylor mandando muito bem na bateria, mas principalmente nos vocais (I'm in love with my car). Freddie... bem, o que falar desse que é um dos frontmen mais influentes da história da música? Mercury faz de tudo pra tirar a plateia do sério (apesar de nesse caso a galera ser meio tapada): pula, corre, se esperneia, se afrescalha, improvisa, interage com o público e canta, canta muito!
Sobre o setlist, é impecável: Queen oferece de bandeja desde clássicos inconfundíveis como a dobradinha "We Will Rock You" e "We Are the Champions", a belíssima e complexa "Bohemian Rhapsody" (com uma pitada de playback, mas vá lá), o psicodelismo de "Get Down Make Love", rock anos 50 com "Crazy Little Thing Called Love", a linha de baixo marcante de "Another One Bites the Dust" até a linda balada "Love of My Life". Enfim, uma passagem só de ida para a terra onde esses quatro gênios dominam.
Por fim não tenho a dizer exceto que, sim, Queen é recomendadíssimo! Assista e tire suas próprias conclusões dessa que é a banda pop mais rock'n'roll de todos os tempos! God Save the Queen!
Obs.: até um tempinho atrás eu odiava Queen. Poisé, queimei a língua (:

8 comentários:

  1. Caralho, Veliko ta se destacando brow. Queen = Foda. É muito bom, Freddie é o cara, não só pelo vocal, mas também pelo modo como age nos shows. Queen é sem dúvida um obra prima. "It a Kind of Magic" também é bom lembrar, é uma das músicas mais interessantes do Queen. Atualmente, ainda não sei se a "Rainha" permanece a mesma coisa. Roger Walters - acho que é esse o nome - canta muito, já vi ele cantando em sua antiga banda, o Free. Espero que ele também esteja arrasando.

    Obs: Mateus, lá no Quadro! tem vários selos pra ti, dá uma passada lá. Aproveita e coloca o button do blog no teu. Vlws

    ResponderExcluir
  2. Pode crer! Concordo com teu comentario, só corrigindo de leve: é Roger Taylor, Waters é o baixista do Pink Floyd (:

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog.. comentários mravilhosos.. Eu escrevo no site QueenBrazil. Whiplash e Rock o stage.. Adorei o jeito que vcs escreveram..gstariam de me ajudar nos sites? m caso positivo entrem em contato; ladytaylo@queenbrazil.com
    bjs e sucesso ra vcs!!!!

    ResponderExcluir
  4. É Paul Rodgers,caramba!
    UASUAHSDUHASUHDHUASD

    ResponderExcluir
  5. Foi mal Thiago, corrigindo a lambança: Roger Taylor é o o bateirista do Queen, Roger Waters é o baixista do Pink Floyd e PAUL RODGERS é o novo vocalista do Queen! (:

    ResponderExcluir
  6. A banda é boa, fato. Mas vamos concordar que apesar de tudo, Freddie Mercury é uma rainha. hehehe

    ResponderExcluir
  7. Tecnicamente Rebeca. Na verdade ele era bi"UHSUAHSUHAU

    E sim, KCTE! Paul Rodgers... Esqueci completamente, faz tempo que não ouço Queen e Free D=

    ResponderExcluir