sábado, 11 de dezembro de 2010

Iron Maiden "The Final Frontier"

Resenhar um álbum de heavy metal, quando não se é adepto do estilo musical me parece uma porta para reclamações aqui no Veliko Valovi. Mesmo assim, vou me arriscar e abordar dessa vez o novíssimo álbum do Iron Maiden, banda que virá tocar em Belém (?!) ano que vem. 
Nunca ouvi muita coisa de heavy metal, quem dirá de Iron Maiden, mas esse trabalho deles me parece bem enérgico. Talvez não tanto como em álbuns clássicos ("Number of the Beast", por exemplo), mas ainda tem aquela certa jovialidade do metal. Acho que essa jovialidade é que atrapalha o álbum: não para aquele ouvinte casual, mas sim para quem quer algo mais maduro. É só comparar as faixas "responsáveis" com as faixas "irresponsáveis": faixas com requintes dignos de rock progressivo e faixas com refrões dramáticos e grudentos. Não quero dizer que o álbum peca em qualidade em algum momento, pelo contrário, o que dá pra perceber é um Iron Maiden descendo a porrada do jeito que eles sabem fazer, com a melhor técnica que eles podem tirar (ou perto disso). O ponto é que, esse álbum meio que se divide em duas vertentes (uma divisão leve e esparsa, diga-se de passagem), o que pode agradar diferentes tipos de ouvintes. Nisso, admito que o Iron soube pontuar bem seu álbum e deixar ele bem tranquilo de ouvir, até mesmo contra o detalhe de as músicas variarem de 4 a 11 minutos.
As letras, como a capa já desponta, falam sobre ficção científica, história e outros assuntos nerds, como é característica da banda há tempos. Melhor do que sexo, drogas e rock'n'roll que o hard rock costuma abordar.
Pra galera que curte algo mais elaborado, destaco a primeira música "Satellite 15... The Final Frontier", que é pesada no ponto. As seguintes, "El Dorado", "Mother of Mercy" e "Coming Home" caem no clichê heavy metal, mas são bem divertidas, assim como "The Alchemist", apesar de eu ter achado essa bem mais legal. "Isle of Avalon" retorna com uma instrumentação intrincada e uma linha de vocal bem épica. "Starblind", "The Talisman" e "The Man Who Would Be King" parecem repetir a mesma fórmula: começa de leve, mete a porrada e o Bruce Dickinson gritando pra valer. A última desse trio, é bem interessante por mudar o ritmo algumas vezes, dando um toque progressivo no metal. Finalmente, temos mais onze minutos de "porrada responsável" com "When the Wild Wind Blows", com uma melodia grudenta, mas que vai te deixar viciado nesse tal de heavy metal.
No fim das contas, "The Final Frontier" é um ótimo álbum, não é nada forçado e o Iron Maiden faz um som digno de sua carreira. Talvez o que esteja um pouco desgastado seja o vocalista, Bruce Dickinson, mas nada que atrapalhe essa banda que é a dama de honra do metal pesado, o rock da geração jovem (hahahaha)! Longa vida ao rock'n'roll de qualidade, e que sirva de exemplo pra essas bandas antigas continuarem fazendo discos de qualidade e essas bandas novas tomem vergonha e façam um trabalho condizente. Viva o rock pesado! Viva ao demônio, nosso pai!

3 comentários:

  1. Cara, lembra que uma vez eu disse que tinha estabelecido um estilo de escrita? Pois é, me parece que tu tá destruindo isso...

    ResponderExcluir
  2. Sabia que viriam críticas sobre a resenha"AUHSUAHUSHUAHU.Gosto é que nem c* cada um tem o seu. Alguns irão gostar, outros não, e isso é fato. Admiro o Nariz postar isso, não porque ele goste/gostou ou odeia. Mas sim por como ele resenhou sobre algo que ele nem é adepto como ele mesmo disse. Sou um fela da mãe de um fã do estilo e digo que ele acertou e não deixou barato. Também não podemos negar - mesmo aqueles que não gostam de Iron - que a banda teve uma significativa participação no contexto do rock. Além que... Não é justo dizer que ele fugiu do tema musical dele e blá, blá, blá - não estou falando de ninguém - Cada banda tem sua contribuição, e não devemos desmerecer os méritos delas, principalmente das antigas - Atuais não contam, porque nunca vi Restart fazer a porra de uma contribuição seja pra rock nacional ou internacional - Cada uma tem seu valor, a diferença é que uns apreciame e outros infelizmente não ^^, vai do gosto de cada um. By the way, já prolonguei muito aqui.

    Bye~

    P.S:ÓTIMO POST NARIZ!

    ResponderExcluir
  3. De vez em quando uma galera perde o tempo dela aqui. E é quando isso acontece que me dá vontade de continuar esse blog. Valeu Thiago!

    ResponderExcluir