quarta-feira, 30 de junho de 2010

Donnie Darko

 Um dos meus filmes preferidos (talvez o preferido, mas assumir isso seria pretensioso), resolvi rever pra em seguida comentar aqui sobre.
Mas então, ao tentar colocar algo em palavras... haha, por mais clichê que pareça é uma tarefa impossível nesse momento.
Digo nesse momento porque, após o fim do filme a impressão que fica é de que ele falou com você, te fez pensar, e é uma experiência fantástica esssa, é meio difícil descrever toda essa mágica do filme.
Mas ok, o que esse Donnie Darko tem de demais? Bom, Donald Darko é um garoto que é sonâmbulo e, certa noite no seu sono ele é atraido por um coelho de 2m de altura que avisa-o que o mundo irá acabar em 28 dias, e uma turbina de avião caiu no seu quarto justamente quando ele tava perambulando a noite.
"Que merda de história é essa?" Daí já é possível imaginar uns trocentos clichês possíveis com um papo de fim do mundo, coelho gigante...
É complicado de convencer alguém a ver um filme com uma sinopse dessas, mas deixa eu falar dos atores... Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Patrick Swayze, Jena Malone e mais uns outros, todos muitos bons. 
Outra coisa muito boa, ao meu ver, desse filme, é de que apesar de ser uma ficção científica, atrai pelos excelentes diálogos, frases instigantes e personagens interessantes que chamam atenção mesmo de pessoas que não se interessam por sci-fi e temas complicados como viagem no tempo, buraco de minhoca, religião...

Ah, tem isso é? Como eu disse, quem curte um bom drama vai curtir tanto quanto quem curte uma boa ficção científica (embasada, diga-se de passagem).
E não é possível falar de Donnie Darko sem comentar a trilha sonora. Como a história se passa em 88, o filme é embalado por músicas de sucesso dos anos 80, como Echo & The Bunymen, Tears for Fears, Duran Duran, Joy Division, INXS. Músicas de muito bom gosto, claro.
A primeira cena, é um misto de Sessão da Tarde com uma sensação de que o filme vai ser agradável, e a música dá o ar da graça... Ao continuar o filme, você só vai percebendo a progressão, até chegar num final arrasador.  
Bom acho que já falei de tudo sem falar de nada, espero que se um dia você ver Donnie Darko, eu não tenha    estragado nenhuma surpresa. 


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ummagumma


Ummagumma é um álbum gente boa pra caramba do Pink Floyd.
Grantchester Meadows ao vivo 

Muitas pessoas não curtem por ser experimental demais mas é interessante perceber que é uma fase peculiar da banda e que não é possível o comparar com nenhum álbum da discografia dos caras...
Tanto a parte estúdio quanto a parte ao vivo são doidíssimas e complexas, para sacar qual o papo é necessário no mínimo um bom par de fones de ouvido. 
Cada integrante (Roger, David, Mason e Rick) se enfurnaram num estúdio para gravar músicas de autoria solo... Então nesse álbum não há músicas Waters/Gilmour nem nada assim. 
Sysyphus, do Wright, é uma loucura sem fim, é mais uma peça clássica do que uma música moderna em certos trechos. 
O par de músicas do Roger, para mim são as melhores do disco, Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict (claro que o extenso nome é uma tentativa de chamar atenção por parte do Waters) e Grantchester Meadows. A primeira se trata de uma viagem louca ao fundo de uma caverna escura e fétida com animais ensandecidos lá dentro, fazendo barulhos muito exóticos. Já Grantchester Meadows é uma linda música acústica, linda mesmo. Essa versão do vídeo então, está maravihosa.
Depois temos Narrow Way, que é a primeira composição solo de Gilmour, é muito interessante, considerando um primeiro passo a coisas melhores que a velha gorda que já foi bonita vai fazer no futuro.
Ao fim temos a infame The Grand Vizier's Garden Party... Composição do Mason, é uma loucura, assim como Several... do Waters, PORÉM... é uma loucura desmedida, que sinceramente, só ouve quem é fã roxo de Pink Floyd mesmo, porque não tem musicalidade, não tem harmonia, sei lá, é uma coisa desconexa que mesmo estando em um momento desconexo ela continua desconexa... Enquanto que Several se encaixa no momento que você estiver aberto a ouvir sons vindos de uma caverna escura e molhada.
Mas tudo bem, Ummagumma é muito bom de qualquer jeito!
Confesso que nunca ouviria se não fosse fã de Pink Floyd... e agradeço por ser um :)
Clique aqui para ouvir o disco ao vivo (sem vírus)
Clique aqui para ouvir o disco de estúdio (sem vírus)